Campanha de doação de sangue é realizada em Bento

Última edição realizou a captação de 87 bolsas

Nesta quarta-feira (05), ocorre na UBS Zona Sul a 11ª Campanha de Doação de Sangue de Bento Gonçalves realizada pela Prefeitura em parceria com Hemocentro, de Caxias do Sul. Doar sangue é um ato de cidadania, de atenção e cuidado para o próximo onde pode-se auxiliar na saúde de outras pessoas e, até mesmo, salvar vidas. Dessa forma, faz-se necessário campanhas contínuas para auxiliar no abastecimento, além de sensibilizar a comunidade para a causa. Na última edição, a ação teve um recorde de captação de 87 bolsas de sangue. Para a 11ª edição, a coordenação contou com o credenciamento de 100 participantes.

Gabriel Bottin é engenheiro civil e é doador de sangue desde 2019. Ele relata sobre o porquê de ser um doador frequente. “O principal motivo é que o meu sangue é O negativo, então sou doador universal. É muito satisfatório porque só o ato de ajudar é um diferencial, pois, por exemplo, as crianças recém-nascidas só recebem sangue do tipo O negativo”.

Nathalie Parra é doadora desde os tempos que vivia na Venezuela, e está morando em Bento Gonçalves há quatro anos. Para ela doar sangue é um ato de empatia. “Muita gente precisa e eu me coloco no lugar da outra pessoa. A doação de sangue é uma benção para quem está precisando”.

A Coordenadora das Unidades de Saúde da Secretaria de Saúde, Evelise Bender, ressalta sobre a importância de se realizar a campanha. “Por meio delas a gente consegue captar um maior número de doadores evitando o descolamento da nossa cidade até Caxias do Sul e conseguimos abastecer o banco de sangue com um número adequado. Doar sangue é um ato nobre para com o próximo”.

Para a realização da Campanha de Doação de Sangue, a Unidade de Saúde Zona Sul esteve fechada para atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido