Com o propósito de possibilitar que a comunidade ganhasse novas alternativas de horários nas unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria de Saúde (SMS), em julho do último ano, iniciou os atendimentos pediátricos no turno vespertino na Unidade Básica de Saúde (UBS), de São Roque. Com isso desafogou o fluxo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), possibilitando que a comunidade tivesse uma nova alternativa para realizarem atendimentos. De julho de 2023 a maio deste ano já foram realizadas 3.667 consultas.
Na próxima segunda-feira (10), a unidade passará a atender num horário ampliado. As consultas médicas de pediatras do vespertino, que até esta semana ocorrem de segunda a sexta-feira das 17h30 às 21h, a partir da próxima segunda-feira (10), será das 18h às 22h, estendendo o horário para a população.
Os meses de março e abril deste ano foram os que registraram o maior número de atendimentos (muito em função de doenças respiratórias, características para a época do ano), com 459 consultas realizadas em março e 532 em abril. Atualmente a unidade tem uma média de 30 atendimentos pediátricos ao dia.
Milena Trindade, moradora do bairro São Roque, esteve na tarde desta segunda-feira (03), levando seu filho Vitor (que apresentava tosse e possível quadro gripal), para uma consulta. “Eu frequento muito a UPA, o atendimento aqui da pediatria é muito bom. Hoje eu trouxe meu filho gripado novamente, e a atenção aqui é muito boa mesmo. Todos são bem atenciosos. Sempre que venho somos atendidos muito rapidamente pelos médicos e também por toda a equipe”.
A venezuelana Agnes Washington, mora há 8 meses em Bento, e também reside no São Roque. Assim como, Milena, utiliza a unidade do bairro para consultas de sua filha. “O atendimento está perfeito, sempre que eu venho sou muito bem recebida por todos. Hoje eu trouxe a minha pequena de quatro anos e tudo está sendo rápido, desde a triagem, até o encaminhamento para a consulta”.
A enfermeira e coordenadora da UBS Géssica Sanfelice da Rosa destaca que “esse atendimento vem facilitando bastante, a população gosta bastante, pois é num horário que os pais já saíram do trabalho e estou com tempo para trazer seus filhos. Está sendo bem produtivo para todos, e consequentemente aliviando também o fluxo da UPA”.
Uma das principais causas da procura por consulta é com relação a doenças respiratórias que acometem as crianças. O médico Jorge Machado, que atua na unidade, comenta sobre a enfermidade e faz recomendações para os pais. “Todos sabem que o frio e a chuva trazem doenças, principalmente da área respiratória e crônicas, como a asma. A recomendação é que os pais não exponham as crianças as intempéries do frio e chuva ou de lugares fechados com um grande aglomerado de pessoas. É muito importante também ingerir bastante líquido, para se manter hidratado e levar seu filho para brincar no parque, por exemplo, em dias ensolarados”.
O coordenador médico do PA Zona Norte Thiago Valério explica sobre a ampliação do horário de atendimento. “A mudança ocorre após avaliação técnica e de critérios para melhorar o atendimento da população pediátrica do Zona Norte, com ampliação do horário e adequação a realidade local. Isso impactará positivamente na saúde do município, pois será condizente ao fluxo local e evitará grande parte da demanda e deslocamentos a UPA 24h Botafogo”.
A secretária de Saúde Daiane Piuco comenta que “com esse horário estendido até às 22h, fica ainda mais viável e tranquilo para os pais levarem seus filhos para o atendimento após o horário de trabalho. Sabemos que muitos só conseguem ir justamente na parte da noite, então essa extensão do atendimento facilita ainda mais para a comunidade”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária
Secretaria da Agricultura finaliza terceira visita nas propriedades do raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Investimentos de cerca de R$ 30 milhões melhoram ambiente escolar e qualidade do ensino na região de da 16ª CRE