Evento vai eleger membros para a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura e membros sem representatividade no Conselho Municipal de Política Cultural
Na próxima terça-feira, dia 11, a partir das 19h, ocorre na Fundação Casa das Artes os Fóruns Setoriais de Cultura. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, visando escolher os representantes da sociedade civil para compor o Conselho, mandato de dois anos, e a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), mandato de um ano.
Os Fóruns Setoriais de Cultura são instâncias fundamentais para o asseguramento e continuidade das políticas públicas para o setor, onde se promove um diálogo democrático entre a sociedade civil e o poder público.
Assim, faz-se necessário ter uma periodicidade, conforme a lei, na composição dos membros do Conselho e da Comissão para que se tenha um comprometimento renovado com as classes artísticas, sendo necessário eleger participantes da sociedade civil nos seguintes segmentos: Artes Cênicas; Dança; Audiovisual e Áudio; Música; Artesanato; Cultura Afro-Brasileira; Museus e Arquivo Público e Histórico.
A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura é o órgão responsável por analisar, selecionar e emitir pareceres sobre a viabilidade técnica, econômica e financeira dos projetos concorrentes aos Editais do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Os pareceres são encaminhando-os para nova análise e deliberação final pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Para participar da CMIC é necessário ter Residência fixa em Bento Gonçalves há pelo menos dois anos e comprovação de atuação na área ou segmento há mais de três anos.
A atual presidente da CMIC, Aline Turcatto, destaca sobre a experiência que teve no órgão. “Há um ano atuo na CMIC de Bento Gonçalves, aprendi muito sobre a análise de projetos e a importância da Cultura para o município. Minha experiência com projetos era a de produtora cultural, não entendia algumas coisas. Penso que todos os que têm interesse em participar com projetos de incentivo à cultura devem, ao menos uma vez, fazer parte da CMIC como sociedade civil”.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, ressalta a importância. “O chamamento para a sociedade civil participar do Fórum Setorial de Cultura é mais do que um simples cumprimento legal. É um ato democrático e de cidadania para que a inclusão da sociedade civil no CMIC possa garantir que as políticas culturais sejam representativas, transparentes, democráticas e eficazes. É importante que, quem atua com a cultura como um empreendimento, também possa contribuir para que esses dois órgãos primem pela diversidade, pela responsabilidade e desenvolva uma conexão direta com as necessidades culturais da comunidade”.
O Secretário de Cultura, Evandro Soares, destaca que os Fóruns Setoriais de Cultura “expressam uma legitimidade estruturante para o processo de fomento à cultura no município. É necessário a presença de todos os fazedores da cultura para termos uma sinergia duradoura para a promoção da participação social, dos meios e recursos. Fazer parte do Conselho e da Comissão é garantir a plena liberdade de expressão das demandas culturais e de sua fruição junto a sociedade”.
Programação
19h – 19h20 – Credenciamento
19h30 – Abertura
20h – Reuniões por segmentos:
– Artes Cênicas;
– Dança;
– Audiovisual e Áudio;
– Música; Artesanato;
– Cultura Afro-Brasileira;
– Museus e Arquivo Público e Histórico.
21h – Retorno ao Cinema para a Plenária. Início das apresentações das demandas dos setores e dos eleitos;
21h45 – Apresentação e aclamação dos eleitos para o CMPC
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves