Equipes participaram do resgate de 219 pessoas por terra e 325 através de aeronaves, sendo que, destas, 41 necessitaram de internação hospitalar
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tem trabalhado de forma intensa nas operações de resgates às vítimas das fortes chuvas. Desde o início das operações, as equipes já participaram do atendimento médico de 544 pessoas, sendo 219 por terra e 325 através de aeronaves, com o pouso ocorrendo no aeroclube. Destas, pelo menos 41 pessoas precisaram de internação hospitalar. O Samu participou de operações de resgate de pelo menos 53% das vítimas. Ao longo das semanas foram resgatadas um total de 1052 pessoas, registrados 10 óbitos, e quatro pessoas seguem desaparecidas.
A equipe do Samu é composta por por 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 condutores socorristas, que acompanharam as operações junto aos bombeiros para a realização dos procedimentos médicos. Em cada novo resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros, a equipe prestava apoio, através da ambulância, por terra, e quando necessário, ou com o auxílio de um helicóptero para o transporte aéreo.
As viaturas contam com materiais de suporte básico, intermediário ou avançado, cada equipe com perfil de atendimento conforme complexidade das vítimas. Para os atendimentos das vítimas das fortes chuvas, todas equipes estavam equipadas com medicamentos, materiais para imobilização de possível fratura, oxigênio, materiais para aquecimento das vítimas, com mantas térmicas, cobertas e solução aquecida para infusão. Além dos materiais de rotina para aferição dos sinais vitais, intubação.
O Coordenador médico do Samu do município, Thyago Anzolin Coser, comentou sobre o forte trabalho realizado pelas equipes nas últimas semanas. “Tenho certeza de que a atuação incansável das equipes em nosso Município, a partir das fortes chuvas iniciadas no final do mês de abril, com os posteriores desmoronamentos, foram imprescindíveis para que não houvessem mais desfechos negativos”.
Ainda de acordo com o profissional, “como Coordenador Médico do SAMU, sinto um imenso orgulho da nossa equipe, pois todos não mediram esforços para salvar o maior número possível de cidadãos, assim como prestar a melhor assistência a todos os envolvidos, independente da gravidade. Por fim, gostaria de prestar a minha solidariedade e expressar minha admiração aos afetados, pela coragem em recomeçar”.
A coordenadora do Samu de Bento, Melissa Bonatto, esteve participando ativamente das ações, e destaca que “as nossas equipes mostraram empenho e garra em cada resgate realizado, mostramos o que é um povo de garra, determinado e que não tem medo de se expor ao perigo, ainda mais se por trás de uma queda de barreira, existem vidas esperando”.
Ainda de acordo com a coordenadora “o atendimento a múltiplas vítimas é complexo, pode ter vários perfis diferentes, e é fundamental estudar muito, ter um conhecimento muito aprofundado e expertise para que se por acaso nos deparamos, ter a melhor conduta. Posso dizer também que nós saímos ainda mais fortes desse enorme desafio, vamos seguir buscando cada dia mais a excelência em todos os pacientes assistidos por nós”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor