Em posse na Famurs, presidente Brito elenca medidas da ALRS de auxílio aos municípios

Nesta terça-feira (28), o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Brito (PP), participou da cerimônia de posse do Conselho de Administração da Famurs para a gestão 2024/2025. Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, assume a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul no lugar de Luciano Orsi, chefe do Executivo de Campo Bom. Também foram empossados os sete vice-presidentes da Federação.

A cerimônia foi marcada por falas sobre a reconstrução dos municípios afetados pelas chuvas e enchentes históricas. Durante seu discurso, Brito incitou aos presentes atenção redobrada às escolas, ao sistema de saúde e à infraestrutura que move a economia. “Tem município que perdeu 18 pontes e pontilhões no interior, na zona rural, sem contar as estradas vicinais, que podem levar muito tempo para serem recuperadas. São entradas importantes para as propriedades dos agricultores e se não forem recuperadas, não tem como chegar adubo e sementes para o plantio”, frisou o parlamentar, ao elencar ainda as medidas tomadas pela ALRS, como a mudança de regimento para dar celeridade às votações – num prazo de 48 horas – e a aprovação de projetos visando a sanar dificuldades das 78 cidades em calamidade pública e dos 340 municípios em situação de emergência.

O novo presidente da entidade, Marcelo Arruda, também explanou acerca das atribulações vivenciadas neste mês de maio em território gaúcho. “Precisaremos ainda mais de vocês, colegas, para que possamos avançar nestes tempos difíceis. Seguiremos na defesa do municipalismo, pois é nos municípios que tudo acontece. Somos o elo de diálogo neste momento de calamidade, que vai exigir soluções para os problemas que vão surgindo”, salientou Arruda.

Orsi, que deixou o cargo, fez um balanço da gestão 2023-2024 ao elencar uma série de realizações, como o fomento à Escola Famurs e a conquista de R$ 38 milhões para HPPs, os Hospitais de Pequeno Porte. “Foi uma grande honra presidir a Famurs. Me fez crescer como gestor e como ser humano, pois também pegamos um período de adversidades, já logo após a posse, em 2023, com aqueles eventos climáticos no litoral”, recordou o agora ex-presidente da federação.

O governador Eduardo Leite relembrou os dois momentos complexos enfrentados pelos prefeitos desde 2020. “Vocês concorreram numa pandemia e estão no encerramento de mandato diante da maior catástrofe que nosso estado já viveu. Ser prefeito exige coragem e ousadia”, completou o chefe do Executivo gaúcho, ao destacar a resiliência dos gestores municipais.

Os deputados Elizandro Sabino (PRD) e Delegada Nadine Anflor (PSDB) compareceram ao ato, que contou com as presenças de representantes de Poderes e instituições, ministros do Governo Federal, secretários e lideranças estaduais, além de prefeitos gaúchos.

Perfil de Marcelo Arruda

Marcelo Arruda tem 40 anos, é prefeito de Barra do Rio Azul desde janeiro de 2017. Atua como empresário e é graduado em Ciências Contábeis e Direito (URI). Já presidiu a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), em 2023, e atuou como diretor administrativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Social e Metroplan, em 2012.

Fonte: Assembleia Legislativa – Comunicação

PG

error: Conteúdo Protegido