Nesta quarta-feira, dia 29, a Secretaria da Educação (Seduc) se reuniu com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e com o Fórum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe – RS) para debater ações que contribuam para a retomada das atividades escolares.
No encontro, que ocorreu de forma remota, foi apresentado um panorama da situação das escolas da Rede Estadual e a viabilidade de atuação das universidades, por meio de suporte técnico, didático e de infraestrutura, com o aproveitamento dos espaços ociosos das instituições.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou que o momento é de adaptação. “Sabemos que 77% da comunidade escolar já está atuando com foco no acolhimento. Estamos trabalhando com psicólogos, uma equipe da Associação da Pedagogia de Emergência, Núcleo de Cuidado e Bem-Estar e mais de 600 pessoas formadas para criar um ambiente seguro e acolhedor nas escolas”, disse.
A titular da pasta também reforçou a necessidade de intensificar os conhecimentos socioemocionais e ambientais nos currículos escolares.
Na ocasião, o presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino do Rio Grande do Sul (Aesufope), Sérgio Franco, abordou a elaboração de medidas para diminuir a evasão escolar, principalmente no Ensino Médio. Também sugeriu aulas comunitárias fora dos espaços tradicionais e atuação dos alunos de licenciaturas junto aos professores da Rede, entre outras iniciativas.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor