Evento é uma sensibilização sobre o brincar para o desenvolvimento integral da criança
De 25 de maio a 02 de junho, os educandários infantis da rede pública de ensino estão organizando uma série de ações e atividades dentro da Semana Mundial do Brincar. O evento traz para o centro das atenções a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e, neste ano, traz como tema, proposto pela Aliança pela Infância, “Vem para a Roda!” e o mote “No Ritmo do Brincar”.
As brincadeiras evocam a essencialidade de uma infância que possibilita uma abertura de mundo cognitiva, subjetiva, cultural e social, trazendo, também, para a música como elemento integrador de construção de suas ações e atividades. Nessa perspectiva, amplia-se uma conexão plena de vivências.
As brincadeiras trazem uma pluralidade de sentidos significativos para a formação da vida, como fala o assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Dejair Bento.“Durante o brincar a criança expressa-se espontaneamente, cria, imagina, imita, fantasia, interage com os objetos e com o outro, ampliando seu repertório motor, intelectual, cultural e afetivo. Sendo um dos eixos estruturantes da BNCC, o brincar e a brincadeira devem compor a proposta pedagógica e curricular da Educação Infantil, garantindo as experiências de conhecimentos, linguagens, cuidados pessoais, arte, cultura entre outras. Pelas brincadeiras, participa de jogos simbólicos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais”.
A EMI Luz do Amanhã está construindo brincadeiras relacionadas com sons e instrumentos criados a partir de elementos naturais, madeira de reaproveitamento, caixas e outros instrumentos formais. Locais como o corredor foram transformados em espaços brincantes como relata a diretora Ângela Bissolotti. “Reafirmando que toda a EMI Luz do Amanhã respira brincadeira”.
Ângela ressalta sobre a proposta de unir a música para o universo da infância e da brincadeira. “Acreditamos que a infância e a música andam juntas, por isso a Equipe Docente vêm participando de formações relacionadas a musicalização desde o início do ano. Para esta Semana Mundial do Brincar foram planejadas propostas relacionadas à musicalização e um olhar diferenciado aos espaços cotidianos da Escola. As rotinas da Educação Infantil priorizam o brincar como experiência de mundo, mas nesta semana ele recebe os holofotes e ganha ainda mais sentido.
A EMI Bom Pastor já organizou as atividades que vão ser desenvolvidas como Dança da Colher, Festa das Luzes e dos Tecidos, Cantigas e Brincadeiras de Roda, Shantala (massagem de técnica milenar indiana para os bebês) e Cromoterapia com os Berçários, e vivências com dança e respiração para regular emoções com os Maternais, com a fisioterapeuta Sheila Comparin. A programação do educandário foi pensada tendo como base o tema e o mote, assim como, as diretrizes do projeto norteador “A vida em foco: Mãos pequeninas que transformam o mundo”, trabalhando o autocuidado e as relações socioemocionais.
A diretora Lina Ana Zeni expressa a importância do brincar para a vida emocional e como a música pode ter um papel estruturante. “É através do Brincar que conseguimos inclusive fazer a regulação das emoções, pois acabam expondo os seus sentimentos. E a música tem um papel fundamental em todo esse processo. Tem o poder de acalmar, de alegrar, de envolver a todos, independente da idade. Inclusive criando muitas memórias afetivas para a vida!”, salienta Lina.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/EMIs Bom Pastor e Luz do Amanhã
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor