No final da tarde desta segunda-feira (27), foi realizada na Prefeitura de Bento Gonçalves uma reunião entre os ministros da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).
Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Defesa Civil Wolnei Wolf e o secretário Nacional do Ministério da Saúde Filipe Proença.
Objetivo do encontro foi apresentar as ações realizadas e ouvir as demandas dos Municípios.
O ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, destacou as ações e programas realizados pelo Governo Federal, também reforçou que as mais de 44 mil famílias do RS já podem confirmar o cadastro para receber o pagamento do Auxílio Reconstrução.
O procedimento deve ser feito pela pessoa responsável de cada família, diretamente no site oficial. Só após confirmadas as informações do cadastro, o nome da pessoa será encaminhado à Caixa Econômica Federal, que fará o depósito dos R$ 5.100, pago em parcela única, limitado a um recebimento por família afetada pelas cheias.
O presidente da Amesne, prefeito de Guaporé, Valdir Fabris, entregou um ofício com as principais demandas dos Municípios sobre recursos, auxílio reconstrução e saque calamidade do FGTS. Alguns municípios não estão conseguindo ter acesso aos benefícios por não terem o Decreto de calamidade reconhecidos. Conforme o Ministro Pimenta, uma nova lista deve ser liberada nesta terça-feira com reconhecimento.
O ministro Waldez Góes destacou sobre os planos de trabalho elaborados por prefeituras aprovados para obter apoio federal, que é de 406. “A Defesa Civil Nacional, em parceria com o Estado e municípios, trabalha na resposta mais imediata, no salvar vidas, no cuidar das pessoas em abrigamento. Além do escoamento da água das chuvas e a limpeza pública das cidades atingidas”, destaca.
Pimenta afirmou que “para o Governo Federal não vai faltar dedicação de trabalho para que o Estado possa recuperar tudo que perdeu”, disse.
O Prefeito Diogo Siqueira salientou que “trouxemos essa reunião para cidade para poder buscar recursos e ferramentas para reconstruir Bento e toda a região da Serra. Em uma calamidade como essa, precisamos do Município, dos voluntários, mas também do Governo Federal e Estadual. Esse foi o motivo da reunião, mostrar nossa dor e os nossos problemas. Precisamos juntar essas forças para passar por isso o mais rápido possível”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves