A atividade teve por objetivo instruir os profissionais sobre a correta utilização do aparelho que já se encontra instalado em área onde ocorreu deslizamento
Nesta quinta-feira (23), as equipes da Coordenadoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (CTEC), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), e da Secretaria de Agricultura, participaram de um treinamento com a Hexagon/IDS Georadar, sobre a correta utilização dos equipamentos que realizam análises do solo, para, desta forma, evitar novos possíveis deslizamentos.
A atividade teve também por objetivo capacitar as equipes da Prefeitura, já que a Hexagon cedeu um radar Interferométrico modelo HYDRA, ao município. O equipamento, que é móvel, foi instalado com visibilidade para a localidade Imaculada Conceição, em Faria Lemos, uma das áreas onde ocorreu deslizamentos. Estiveram recebendo capacitação um geólogo da SMDA, dois topógrafos e um engenheiro civil do IPURB.
O gerente técnico de monitoramento da Hexagon, Eduardo Diniz, esteve realizando a capacitação. O profissional que trabalhou nas catástrofes de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, ministrou um treinamento de aplicações de radar Interferométrico na mitigação de riscos geológicos/geotécnicos para segurança dos Bombeiros e demais envolvidos nas operações de resgate que estão sendo realizadas na cidade de Bento Gonçalves.
Radar para prevenir os deslizamentos
O radar garante uma resolução espacial duas vezes mais precisa do que qualquer outro radar de monitoramento de taludes do mercado. Com um alcance máximo de varredura de 800 metros, as áreas de risco podem ser monitoradas com segurança. O equipamento possui processamento e alarme no local, uma câmera óptica HD com imagens visuais vinculadas a dados atualizados a cada 30 segundos.
Além disso, o radar possui um software com algoritmo específico de correção atmosférica capaz de detectar deslocamentos na ordem de milímetros. Adicionalmente, uma equipe de Belo Horizonte/MG realizará o acompanhamento do monitoramento fornecendo relatórios sobre as condições de segurança da região monitorada.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves