O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve em Bento Gonçalves nas últimas horas para encaminhar, pessoalmente, ao Ministério Público da cidade, a notícia-crime de prática ilegal da profissão de advogado. O presidente da subseção, Cleber Dalla Colleta, mobilizou os advogados que acompanharam o ato.
Na notícia-crime, Breier requer que seja realizada a apuração dos fatos, mediante a instauração de inquérito policial e a realização das diligências necessárias contra o bacharel T.T., o qual vem exercendo ilegalmente a profissão.
“Essa é uma ação para a valorização da advocacia. Atuaremos neste Estado para fazer valer nosso Código de Ética e Disciplina, buscando a responsabilização legal daqueles que não seguem os princípios e regras definidos no Estatuto da Advocacia”, advertiu o presidente da seccional.
“Vamos ingressar com estas ações para que a comunidade saiba que a OAB não tolerará desvios éticos que manchem a profissão, pois a advocacia não terá sua imagem comprometida por aqueles poucos que não respeitam as orientações éticas do exercício da profissão. Atuaremos forte no sentido de identificá-los”, enfatizou Breier.
O promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Gilson Medeiros, destacou a atuação da OAB/RS. “Vejo com bons olhos essas ações em relação ao exercício irregular da advocacia. Por isso, quero parabenizar pela coragem, pois é um trabalho hercúleo de fazer”, declarou. Nos próximos dias, será dado o andamento ao procedimento criminal específico.
A OAB é a entidade responsável por legislar e regulamentar a profissão de advogado. Dessa forma, tem buscado mecanismos de combate ao exercício ilegal da profissão. Assim, a Ordem gaúcha alerta a população para que, antes de outorgar procuração, sempre consulte o site da entidade (www.oabrs.org.br) para confirmar se o profissional, que se apresenta como advogado, está inscrito regularmente na instituição.
Estavam presentes no ato: os conselheiros seccionais, Beatriz Peruffo, Josana Rivoli e Rodrigo Lima; o vice-presidente da subseção, Rodrigo Terra de Souza; a secretária-geral, Flavia Maccari; o tesoureiro, André Beltrami; os conselheiros subseccionais, Carla Daleve, Gabriela Giacomazzi e Sabrina Araújo; a presidente da CMA de Bento Gonçalves, Sabrina Sanches, e o presidente da CEJA de Bento Gonçalves (em exercício), Matheus Barbosa; o presidente da CEJA Garibaldi/Carlos Barbosa, Anderson Baldasso; a presidente da CMA Garibaldi/Carlos Barbosa, Bruna Marin Rossatto; o membro da CDAP, Felipe Panizzi Possamai, e o membro da CECFPP, Paulo Cordeiro.
Fonte: OAB/RS
MORRE MENINA QUE TERIA SIDO AGREDIDA E ESTUPRADA PELOS PAIS, EM SÃO GABRIEL
Bispo Dom José Gislon preside Missa em ação de graças pela eleição do Papa Leão XIV, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul
Bispo Dom José Gislon concede coletiva de imprensa em Caxias após a eleição do Papa Leão XIV