Ideia central é estimular o consumo local de produtos e serviços turísticos
Bento Gonçalves é um dos destinos mais procurados no Brasil para o enoturismo. A capital nacional do vinho é conhecida pela sua hospitalidade, farta gastronomia, os vinhos de alta qualidade, conhecida, principalmente, pelo bem receber. Desde os eventos climáticos que atingiram a região nas últimas semanas, o fluxo de turistas que visitam a região diminuiu significativamente, prejudicando, além de centenas de famílias, diversos empreendimentos e a economia local.
Para fortalecer o setor, foi lançado nesta segunda-feira, dia 20, o movimento Abrace Bento, que tem o propósito de mostrar que, apesar da tragédia, a cidade continua de braços abertos, com vinho na mesa, o capeletti quentinho e o pão pronto para sair do forno. A ação vai proporcionar um canal de comunicação virtual onde os empreendimentos locais poderão ofertar benefícios como descontos, cupons de vantagens ao consumidor, não apenas da cidade, mas também para os turistas.
Para o secretário de Turismo Evandro Soares o objetivo do movimento Abrace Bento é proporcionar vantagens, consumidor local, estimular o turismo e o consumo de seus bens, produtos e serviços, e ainda poder gerar faturamento para os empreendimentos do setor turístico, que foram severamente afetados por conta das catástrofes no Estado.
Para participar do movimento, os empreendimentos podem se cadastrar preenchendo um formulário (link abaixo) onde devem prestar informações básicas como nome do estabelecimento, dias e horários de funcionamento e o tipo de benefício que pode estar oferecendo ao consumidor local e turistas. Todas as informações serão disponibilizadas no site www.bento.tur.br e divulgadas também nas redes sociais e nos próprios estabelecimentos. A população em geral e os turistas poderão verificar as ofertas acessando https://bento.tur.br/abrace-bento/. Cerca de 50 empreendimentos turísticos já estão aderindo ao Abrace Bento.
Conforme o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcos Giordani, o movimento Abrace Bento tem em sua essência sensibilizar a comunidade local e aqueles que têm acesso ao município sobre a importância de continuarmos consumindo os produtos locais. “Com isso, pretende-se buscar amenizar o problema de fluxo de caixa, uma vez que algumas empresas correm o risco de fechar, e por consequência, muitas pessoas e famílias podem perder o emprego, dentro de uma ótica de turismo solidário”, acrescenta.
Para aderir o movimento Abrace Bento, os empreendimentos turísticos podem se cadastrar no formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/1DfZubsKl6dMj4iur_WpcBDjgNEPjRpHDhbChnovxp30/edit
Solidariedade
O setor turístico de Bento Gonçalves tem sido solidário às pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes em Bento Gonçalves e também em outros municípios do Estado. Muitos restaurantes dedicaram esforços na preparação de milhares de marmitas e também a rede hoteleira se disponibilizou para abrigar equipes, em especial das forças de segurança, que vieram e estão vindo de outros Estados ajudar nesta que é considerada a maior história do RS.
Grupo de Trabalho
Foi formado um grupo de trabalho, formado por entidades, associações turísticas e lideranças do setor, para planejar ações de execução a curto, médio e longo prazo, para a retomada do Turismo. O grupo enxerga que a promoção do turismo deve atacar diferentes frentes, considerando a evolução do restabelecimento dos acessos rodoviários e aéreos no Estado, intensificando ainda mais a promoção do destino, em especial, em conjunto com toda a Serra Gaúcha.
Segundo Soares, é preciso valorizar ainda mais o enoturismo, a cultura, fortalecer eventos, os produtos que caracterizam e a nossa identidade da Serra Gaúcha e do RS. “Temos perdas para superar, questões estruturais para resolver e precisamos estar aptos para bem receber desde já”, acrescenta.
Retomada na Serra Gaúcha
Há um consenso que a Serra Gaúcha (região Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra) tem o compromisso desafiador de liderar a retomada do Turismo no Estado, pois é formada pelos principais municípios indutores. Uma das principais preocupações é a reconstrução das vias de acesso rodoviário, assim como o estudo de rotas alternativas, para que todos possam chegar aos nossos destinos turísticos. Outra preocupação principal é o restabelecimento da operação do Aeroporto Salgado Filho, e nesse contexto o fortalecimento de aeroportos regionais, como o de Caxias do Sul, e o aeródromo de Bento Gonçalves, apresentam-se como alternativas viáveis para suprir a demanda.
Em Bento Gonçalves, mais de 100 grandes deslizamentos foram registrados nas regiões de Faria Lemos e Tuiuty, além de abertura de vias no Vale dos Vinhedos. 1051 pessoas foram resgatadas e 09 óbitos foram registrados. Cinco pessoas seguem desaparecidas e as operações de busca são prioritárias.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves