Começou em Arroio do Meio e Encantado, no Vale do Taquari, a distribuição dos recursos doados via pix pela população e por empresas. Na primeira entrega, realizada sexta-feira, dia 17, 428 famílias estavam aptas a receber R$ 2 mil cada uma. Para ter direito, é preciso atender a pré-requisitos, como residir em área afetada por enchente, estar no CadÚnico e ter renda familiar de até três salários mínimos.
Os beneficiados receberam um cartão pré-pago da Caixa com o valor creditado. Pode ser usado como cartão de débito na rede credenciada Visa e Elo. Nos dois municípios, as pessoas foram atendidas de forma rápida pelas equipes da Caixa porque houve um cruzamento de informações do mapeamento das áreas afetadas feito pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e dos bancos de dados de programais sociais.
Em Arroio do Meio, onde 329 famílias estavam aptas neste momento, uma das primeiras a receber o cartão foi Alessandra Araújo de Oliveira. “Vamos comprar móveis”, disse. Sua família avalia se mudar para outro local, pois é a terceira vez que a casa é atingida pelas águas. Desta vez, tiveram perdas maiores.
Jussara Claro pensa comprar eletrodomésticos com o valor recebido assim que tiver novamente um endereço. “É uma grande ajuda, agradecemos muito, porque estão vendo a necessidade das pessoas”, comentou. Ela e a mãe tiveram suas casas destruídas pela enchente.
“É um dinheiro muito bem-vindo, vai ajudar a gente a comprar o que vamos precisar”, disse Cristina Silva. Ela ainda não definiu exatamente como usará o valor, mas pensa em empregá-lo na recuperação da casa.
Rejane Machado mora sozinha na região de Campos Sales, uma das mais atingidas em Arroio do Meio. A perda na moradia dela foi total. Por conta disso, ainda não definiu como pretende usar o recurso. “É um dinheiro para dar uma respirada, uma segurança”, afirmou.
Viúva e com quatro filhos, Michelle Freitas disse que o valor é uma ajuda para recomeçar, pois perdeu tudo. “Devo usar o dinheiro para comprar móveis”, acrescentou.
Ainda no Vale do Taquari, em Encantado, a 20 quilômetros de Arroio do Meio, houve entrega dos cartões pré-pagos com recursos doados para o fundo SOS Rio Grande do Sul. Nesta primeira fase, 99 famílias foram selecionadas por se enquadrarem nos critérios.
Zoraia Kich ficou muito feliz quando soube que receberia R$ 2 mil. “Toda a ajuda é bem-vinda”, afirmou. Sandra Biglialdi se disse emocionada com o carinho que as pessoas têm umas pelas outras e com a doação para ajudar a população atingida por enxurrada.
Lilian da Rosa também falou sobre as doações e frisou que gostaria, em nome dos que receberam os recursos, agradecer a todas as pessoas que destinaram recursos.
Por estarem em áreas mais afetadas pelas recentes enchentes e apresentarem condições de iniciar processos de recuperação e reconstrução, Arroio do Meio e Encantado foram os primeiros municípios cujas famílias receberam recursos doados via pix. Em breve, haverá o anúncio de outros municípios que serão beneficiados.
O Comitê Gestor do fundo, formado pelo governo do Estado e por entidades privadas, define os critérios de distribuição dos valores.
Dados para doação de recursos via pix
Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é SOS Rio Grande do Sul e que o banco é o Banrisul.
Texto: Ascom Casa Civil
Edição: Secom RS
Foto capa: Nabor Goulart/Ascom Casa Civil
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família