Solidariedade e esperança: paróquias da Diocese de Caxias do Sul mobilizadas no cuidado aos flagelados das chuvas

Ao longo da semana, os fiéis podem fazer doações; sendo possível também deixar donativos no ginásio de esportes do Seminário Nossa Senhora Aparecida e também realizar a oferta em dinheiro pelo PIX da Diocese

A solidariedade do povo de Deus é sinal de sua providência! Nestes últimos dias, diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul e de todo o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) têm sido atingidas pelas fortes chuvas, enchentes e deslizamentos de terra. Diversas paróquias e comunidades da Diocese estão mobilizando ações e campanhas em favor das localidades que foram impactadas com a maior catástrofe ambiental da história do Rio Grande do Sul.
A Diocese de Caxias do Sul repete a ação realizada em setembro de 2023, que destinou valores para as paróquias atenderem as necessidades do povo de Deus. Assim, é possível fazer doações via PIX, pela chave (e-mail): doacoes@diocesedecaxias.org.br, para o fundo criado pela Diocese de Caxias justamente para o auxílio às realidades mais afetadas. Nesta semana, a Coordenação de Pastoral decidiu pela criação de um comitê central que irá gerir os recursos e sua distribuição.
As ações promovidas pelas Paróquias e relacionadas abaixo foram reunidas pela Assessoria de Comunicação da Diocese. Novas atividades podem ser inseridas ao longo das próximas semanas. Esse levantamento tem o objetivo de ajudar os fiéis na busca de informações de onde podem fazer suas doações.
Região Pastoral de Caxias do Sul
  • Ginásio de esportes do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na rua Ivo Remo Comandulli, nº. 897, no bairro Nossa Senhora da Saúde. Nesse local, a Diocese de Caxias do Sul, junto à Fundação Caxias, está organizando a coleta, o depósito e triagem junto ao ginásio. Podem ser doados colchões, roupas, toalhas de banho, cestas básicas, alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, remédios dentro do prazo de validade, materiais de primeiros socorros, fraldas, dentre outros. Voluntários são bem-vindos, diariamente, das 08h às 17h.
  • Catedral Diocesana de Caxias do Sul: A Catedral e a Casa Madre Teresa promovem, coleta de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, remédios que ainda estejam no prazo de validade e fraldas geriátricas. As doações serão entregues no ginásio do Seminário Nossa Senhora Aparecida.
  • Paróquia São Pelegrino: Campanha Solidária aos Desabrigados | Lugar para a coleta de móveis, agasalhos, eletrodomésticos, alimentos, colchões, cobertores e calçados, no Espaço Pastoral da Paróquia, na avenida Itália, nº. 54,  das 08h às 17h30min. As doações serão entregues no ginásio do Seminário Nossa Senhora Aparecida.
  • Paróquia São Ciro: a Paróquia está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene e limpeza, roupas e cobertores. As doações em dinheiro serão repassadas ao fundo da Diocese para essa finalidade e os demais donativos serão enviados aos lugares mais atingidos.
  • Paróquia Cristo Operário: nas celebrações das comunidades nos finais de semana e na Secretaria Paroquial junto à comunidade Santos Anjos, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, materiais de higiene e roupas. As doações serão entregues no ginásio do Seminário Nossa Senhora Aparecida.
  • Paróquia Nossa Senhora de Fátima: na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 13h15min às 18h15min, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene, cobertores, colchões e roupas. As doações serão entregues no ginásio do Seminário Nossa Senhora Aparecida.
  • Paróquia São José | Desvio Rizzo: ação conjunta com a Associação de Moradores | Lugar para a coleta de a alimentos, roupas, material de higiene e limpeza, na Sala São Francisco e na igreja Matriz e Secretaria da Paróquia São José do bairro Desvio Rizzo. As doações serão entregues à Defesa Civil de Caxias do Sul.
  • Paróquia Santo Antônio | Cinquentenário: no salão paroquial Santo Antônio, no bairro Cinquentenário, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h, lugar para a coleta de alimentos não perecíveis, alimentos de consumo imediato, água, roupas, material de higiene e limpeza. As doações serão entregues no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.
  • Paróquia São Leonardo Murialdo: na Secretaria Paroquial, na parte da tarde, nos encontros de Catequese ou na Igreja Matriz São Leonardo Murialdo, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene e limpeza.
  • Paróquia Santo Antônio | Forqueta: espaço para coleta de colchões, roupas de cama, cobertores, material de higiene, alimentos e água potável, no Salão Paroquial ou na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
  • Paróquia Imaculada Conceição – Capuchinhos: ação conjunta da Pastoral do Pão e da Associação Mão Amiga | Lugar para a coleta de alimentos não perecíveis e material de higiene e limpeza, na Sala da Pastoral do Pão e no projeto Mão Amiga, para reforçar a distribuição às famílias da Paróquia. O que for excedente será enviado para Canoas onde duas paróquias capuchinhas estão submersas.
  • Paróquia Nossa Senhora de Lourdes: de segunda a sexta, das 08h às 19h, e aos finais de semana, nos horários das Missas, espaço para a coleta de medicamentos no prazo de validade, insumos médicos e para curativos, como faixa para atadura, micropore e gaze. As doações serão destinadas a hospitais e Unidades Básicas de Saúde de todo o estado, via Seminário Aparecida e Fundação Caxias.
  • Paróquia Santa Rita de Cássia | Bairro Santa Fé: no Salão Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no bairro Santa Fé, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene pessoal, material de limpeza. As doações serão destinadas do Ginásio do Sesi e às comunidades de Novo Hamburgo.
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus: a catequese está motivando as crianças a doarem cremes dentais e sabonetes. O clube de mães está confeccionando e doando roupas, lençois, cobertores, acolchoados e roupas para crianças e bebês.. As doações da catequese serão destinadas ao Seminário Nossa Senhora Aparecida e as do clube de mães, diretamente às famílias.

Região Pastoral de Bento Gonçalves

  • Paróquia Cristo Rei – Bento Gonçalves: nas celebrações, e na Secretaria Paroquial de segunda a sexta-feira das 08h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min e aos sábados pela manhã, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis que são destinados à Cozinha Solidária de Bento Gonçalves.
  • Paróquia Santo Antônio – Bento Gonçalves: repasse da arrecadação total do Bingo Beneficente da 146ª Festa de Santo Antônio para as pessoas que sofreram com a enchente;
    • Comunidade Nossa Senhora da Saúde | Vinhedos terá Missa em homenagem às mães no dia 12 de maio, às 09h, e como gesto concreto convidam a levar um quilo de alimento não perecível;
    • Comunidade Nossa Senhora de Fátima | Cohab está fazendo lanches e almoço diariamente para distribuir entre os desabrigados;
    • Comunidade Santa Maria Goretti está arrecadando alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene que serão destinados a quem precisa;
      Comunidade Santa Catarina | Licorsul está arrecadando alimentos não perecíveis e roupas que serão destinados a quem precisa;
    • Comunidade Santa Lucia | Progresso está arrecadando alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene que serão destinados a quem precisa. Os lanches e almoços estão sendo destinados para o Instituto Federal de Bento Gonçalves no qual faz a distribuição. De mais doações serão destinadas as pessoas que sofreram com a enchente.
  • Paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário | Faria Lemos – Bento Gonçalves: nas celebrações das comunidades não atingidas pelos deslizamentos, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene pessoal, material de limpeza. As doações serão entregues na localidade de Faria Lemos.
  • Paróquia São Francisco de Assis – Monte Belo do Sul: ação em parceria com a Prefeitura. Ajudando na divulgação e motivação para doações e disponibilizando o Salão Paroquial, para centro de doações. Além disso duas comunidades ofereceram salões para abrigar famílias que estavam com suas casas em risco de desmoronamento.
  • Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia – Pinto Bandeira: SOS CHUVAS, em parceria com a Prefeitura | No saguão da Prefeitura, espaço para a doação de roupas, alimentos, água, lençois, cobertores e itens de higiene, que serão encaminhados aos atingidos na região.

 

Região Pastoral de Flores da Cunha

  • Paróquia São Marcos – São Marcos: ação conjunta com a Prefeitura Municipal de São Marcos: doações de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e de limpeza, podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Dr. Rosa, nº. 509, a partir de segunda-feira, dia 06. As doações serão entregues, inicialmente para as famílias do município e, depois, para os atingidos nos municípios de abrangência da Diocese.
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Antônio Prado: Campanha “De coração para coração”, na Igreja Matriz, em parceria com a prefeitura e demais instituições da sociedade civil | espaço para a coleta de água, alimentos para consumo imediato, produtos de higiene e papel higiênico, lenços umedecidos, leite em pó, vassouras, rodos e baldes, toalhas de banho, sacos de lixo, lençóis e cobertores, lanterna e pilhas, óleo de cozinha e xampu, na Igreja Matriz das 08h às 19h. As doações serão entregues para as famílias atingidas em Antônio Prado e no ginásio do Seminário Nossa Senhora Aparecida. Também são aceitas doações em dinheiro, na Secretaria Paroquial.

 

Região Pastoral de Garibaldi

  • Paróquia São Pedro – Garibaldi: nas celebrações, na Matriz, na Secretaria Paroquial, na União de Moços Católicos e no ginásio municipal, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, água potável, roupas, agasalhos, cobertores, peças íntimas, material de higiene pessoal, material de limpeza. As doações serão entregues para as famílias atingidas pelas enchentes, em parceria com a prefeitura municipal.
  • Paróquias Nossa Senhora Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças – Arcoverde – Carlos Barbosa: ação em parceria com o Grupo de Apoio e Amigos Voluntários (GAAV), na Secretaria Paroquial, igrejas matrizes das duas paróquias e Ginásio Aparecida, para a coleta de alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, calçados e roupa de cama. As doações serão destinadas aos alojados no Ginásio Aparecida, em Carlos Barbosa. Além disso, preparação de 500 marmitas diárias para abrigo em Canoas, próximo à Ulbra, no salão paroquial.
  • Paróquias São Lourenço Mártir – Coronel Pilar e São Marcos | Marcorama – Garibaldi: Ao longo do mês de maio as paróquias São Lourenço Mártir e São Marcos estarão fazendo coleta nas celebrações onde serão revertidas para auxílio aos afetados pelas enchentes. Serão recolhidas: roupas femininas, masculinas e infantis e roupas de cama, mesa e banho, nas igrejas matrizes de ambas as paróquias e nas comunidades. As doações serão entregues à Corrente do Bem de Garibaldi, que fará a destinação.
Região Pastoral de Farroupilha
  • Paróquia Jesus Ressuscitado – Bairro Nova Vicenza: na Sala Paroquial, localizada na rua Vêneto, n 105, no bairro Nova Vicenza, de segunda a sexta-feira, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene pessoal, material de limpeza.
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Centro de Farroupilha: no espaço pastoral, em frente à Igreja Matriz, espaço para a coleta de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e colchões, material de higiene pessoal, material de limpeza.

 

Vicariato de Nova Prata

  • Paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio | Rio Branco – Nova Prata: em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida abriu o Salão Paroquial. Ambas as paróquias estão realizando campanha de coleta de água potável, material de limpeza, roupas de cama, mesa e banho.  As doações podem ser entregues no Salão Paroquial e serão destinadas à cidade de Arvorezinha. Além disso, os eventos realizados nas comunidades 50% ou uma parte dos valores arrecadados serão destinados em favor das vítimas das enchentes.
  • Paróquia São Brás – Paraí: em parceria com a prefeitura e o CIC, o Salão Paroquial é espaço para coleta de água potável, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e itens de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues no Salão Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h. Elas serão encaminhadas às diversas cidades atingidas pelas enchentes.
  • Paróquia Santo Antônio – Vila Flores: em parceria com a prefeitura, o Salão Paroquial é espaço para coleta de água potável, roupas, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues no Salão Paroquial durante todo o dia. Elas serão encaminhadas às diversas cidades atingidas pelas enchentes.
  • Paróquia Santo Antônio – Fagundes Varela: está fazendo a coleta de alimentos não perecíveis que serão abençoados na festa do Corpo de Deus, após serão encaminhar pessoalmente para os necessitados, sobretudo às  famílias das comunidades Nossa Senhora de Monte Bérico e São Caetano – Costa Curta, que tiveram que sair de suas residências devido aos deslizamentos.
  • Paróquia São Jorge: em parceria com a Escola Pedro Nunes da Silva, Clube de Mães e Brigada Militar, a paróquia é espaço para coleta de água potável, roupas, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. Elas serão encaminhadas às diversas cidades atingidas pelas enchentes.
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Nova Bassano: coleta de água potável, roupas, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues na rua Pinheiro Machado nº 380 Ginásio da Escola Municipal XV de Novembro. Elas serão encaminhadas às diversas cidades do Vale do Taquari.
Fonte: DIOCESE DE CAXIAS DO SUL
error: Conteúdo Protegido