O presidente da Assembleia, deputado Adolfo Brito (PP), participou, nesta segunda (6), no Palácio Piratini, da reunião emergencial convocada pelo governador Eduardo Leite para atualização das informações sobre o panorama registrado no interior do Estado e na região metropolitana de Porto Alegre. São 83 mortes confirmadas, 332 municípios afetados e 157 pontos de bloqueio em estradas. O aeroporto Salgado Filho pode ficar fechado até o fim do mês.
Brito demonstrou preocupação com os resgates de moradores em áreas de risco e levantou a questão do abastecimento de ração animal – para frangos e suínos – visando a atender cooperativas. “Muitos produtores não conseguem entregar suínos, aves e leite, e não recebem ração. A situação é muito complicada”, argumentou o chefe do Legislativo. O deputado mencionou ainda a necessidade de desobstrução de rodovias, como as BRs 386, a 290 e 116, e das ERSs 400, 481, e da RSC 287.
Os desafios para a reconstrução do Rio Grande do Sul foram apontados durante o encontro. Leite elencou medidas a serem, no entendimento do Executivo, colocadas em prática. Os tópicos vão desde a suspensão do pagamento mensal da dívida com a União – pelo período que durarem os trabalhos de reparo – até a criação de um fundo com recursos do Tesouro Federal para aplicação de iniciativas implementadas junto aos micro, pequenos e médios empreendedores.
“Mas o fator crítico, neste momento, é a situação das pessoas que precisam de abrigamento. Precisamos estar unidos nos próximos meses e é importante que troquemos informações”, conclamou o governador.
O chefe do Poder Judiciário gaúcho, desembargador Alberto Delgado Neto, também participou do encontro, que também contou com as presenças do líder do governo na ALRS, deputado Frederico Antunes (PP), de secretários de Estado e lideranças de instituições.
Fonte e foto: Assembleia Legislativa
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor