A Defesa Civil parte para a segunda etapa de enfrentamento à tragédia e coloca em operação o Centro de Doações Regional, no bairro Campestre, em Lajeado, no Vale do Taquari. A unidade coletará comida pronta, água e material de limpeza. A central, instalada no Esporte Clube União Campestre, começa a operar neste domingo, ficando aberta das 8h às 18h.
Voluntários e equipe da Defesa Civil estarão processando a distribuição das doações a todos os municípios afetados pelas cheias na região. As doações, neste momento, devem ser eficazes e práticas, de acordo com a lista abaixo.
A Defesa Civil decidiu abrir o Centro de Doações após a conclusão da etapa de salvamentos, período em que os esforços das equipes foram direcionados ao resgate de vidas.
Neste segundo estágio, os profissionais da Defesa Civil se concentram em abastecer os sobreviventes e as comunidades com provimentos, além da manutenção da saúde dos resgatados. “As doações precisam ser eficazes e organizadas”, salientou o coordenador regional da Defesa Civil, coronel Márcio Facin.
Gabinete de Crise
A Defesa Civil do Estado montou o Gabinete de Crise da microrregião do Vale do Taquari junto à sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha, em Lajeado. A equipe coordena a estratégia de voo das aeronaves do Parque do Imigrante, a intermediação dos resgates e o gerenciamento dos sobreviventes, além de comandar as doações para todas as 36 cidades do Vale do Taquari. Todas as estratégias de enfrentamento à tragédia na região estão centradas no gabinete.
Atualmente, a equipe controla cinco aeronaves das forças de segurança que estão no Vale do Taquari e sobrevoam a região, deslocando pessoas que necessitam de hospitais, hemodiálise ou outros serviços de saúde.
O Gabinete de Crise da Defesa Civil está conectado ao gabinete do vice-governador Gabriel Souza e conta com a participação de diversas secretarias estaduais, órgãos de segurança pública e entidades civis, garantindo uma atuação abrangente e coordenada.
Onde e quando doar:
- Local: Esporte Clube União Campestre em Lajeado (Rua Rosalina Schneider Baron, 14)
- Horário: 8h às 18h, a partir de domingo (5/5)
O que doar:
- Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, massa, farinhas, azeite, açúcar, etc.
- Alimentos prontos: água potável, barra de cereais, café solúvel, leite, bolacha, pão, bebidas prontas sem necessidade de refrigeração, geleia, manteiga e assemelhados.
- Fraldas e absorventes.
- Material de limpeza: esfregões, água sanitária, vassouras, panos, sabonete, pasta e escova de dentes.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves