A titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann, reuniu diretores e coordenadores regionais na manhã desta quarta-feira (1º/5) para realização de diagnóstico e encaminhamentos em face dos impactos das chuvas dos últimos dias nos serviços de saúde do Estado.
No encontro, a secretária ouviu relatos e informações de ações e medidas que já estão sendo tomadas, além de projetar e atualizar o plano de contingência específico para cada área.
Para Arita, o momento exige ações concretas que auxiliem os municípios para que seja mantido o atendimento nos serviços de saúde. “Estamos trabalhando para salvar vidas com medidas eficientes, analisando peculiaridades de cada cenário e estabelecendo prioridades quando necessário”, afirmou.
Desse modo, serão priorizados casos que representem risco à vida e que precisem de transporte aéreo ou terrestre. Arita solicitou aos coordenadores regionais que façam contato com os gestores municipais para conhecerem as necessidades de cada local.
Nas situações de urgência e emergência, o Samu deverá ser acionado. Nos casos em que o acesso está impossibilitado, os bombeiros devem ser chamados.
Com relação aos partos, ponto que causa preocupação aos técnicos, haverá uma análise do local onde eles serão realizados, caso o hospital apresente alguma dificuldade ou o paciente esteja com problemas de acesso.
Outro tema abordado como prioritário foi o encaminhamento de pacientes em tratamento de hemodiálise, os quais serão orientados sobre os locais com acesso disponível e quais deles podem oferecer o serviço, conforme mapa de distribuição dos locais.
Atendimentos eletivos devem ser remarcados e a remoção de pacientes, caso haja necessidade, deverá ser realizada dentro da região do município, evitando grandes deslocamentos.
Texto: Neemias Freitas/Ascom SES
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
MANUTENÇÃO EMERGENCIAL EM VÁLVULA DE TUBULAÇÃO DE GRANDE PORTE AFETARÁ ABASTECIMENTO DE ÁGUA, EM BENTO GONÇALVES
GCM RECUPERA VEÍCULO FURTADO NO SÃO BENTO, EM BENTO GONÇALVES
4ºBPCHQ PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO JARDIM ELDORADO, EM CAXIAS DO SUL