O monitoramento da Sala de Situação identificou que ao longo desta terça-feira (30/4), as condições favoreceram as chuvas intensas com descargas elétricas no Oeste, Missões, Campanha, Centro, Vales, RMPOA, parte da Serra, Leste, Costa Doce e Sul do Estado. Os volumes variam entre 80 e 130 mm, devendo passar dos 200 mm no Centro, Vales, RMPOA e Costa Doce. Além disso, na metade Sul, há risco de tempestades no decorrer do dia. Os ventos sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h.
Na quarta-feira (1/5), as chuvas seguem intensas na metade Sul, Missões, Centro, Vales, RMPOA, Serra e Litoral. Os acumulados ficam em torno dos 80 a 150 mm/dia, podendo passar dos 200 mm/dia no Oeste, próximo da Campanha, Centro, Vales e RMPOA. Os ventos sopram com rajadas em torno dos 60 aos 80 km/h.
Na quinta-feira (2/5), as chuvas intensas persistem sobre as Missões, Centro, RMPOA e demais áreas da metade Norte. Os volumes variam entre 80 e 130 mm/dia, devendo passar dos 250 mm/dia no Centro, Vales, RMPOA e Serra gaúcha.
A tendência é que na sexta-feira (3/5), as instabilidades sigam atuando na metade Norte do Rio Grande do Sul. No Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte os acumulados variam entre 50 e 70 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.
A condição hidrológica atual é de níveis elevados em decorrência dos volumes precipitados e com tendências de manutenção destas elevações em praticamente todos os rios do estado, com destaque dos rios Jacuí, Taquari e Caí, que já atingiram cota de inundação e devem manter essa condição em função da previsão de altos volumes de chuva para os próximos dias.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor