O Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Bento Gonçalves tem como objetivo proporcionar para os 13.500 alunos da rede pública de ensino um cardápio variado, nutritivo e de qualidade. Nesta área, uma figura importante é a merendeira que prepara as refeições conforme o cardápio semanal confeccionado pelas nutricionistas.
Anualmente, o Setor de Alimentação Escolar realiza formações continuadas para as merendeiras, que são essenciais para atualizar o fazer diário de uma cozinha escolar. No ano passado, por exemplo, as merendeiras participaram do Projeto de Inclusão Alimentar, em parceria com o IFRS, que versou sobre o preparo de alimentos para atender aos alunos com necessidades alimentares especiais como celíacos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca, dentre outras condições de saúde.
Neste ano, considerando a necessidade de atualização sobre novos conhecimentos e informações que aprimorem o trabalho, o Setor de Alimentação Escolar está lançando uma série de cursos para serem feitos de forma online e interativa. Entre os assuntos abordados estão: introdução alimentar, manipulação higiênica dos alimentos, legislação sanitária, técnicas culinárias, apresentação e oferta da merenda escolar, manipulação de alimentos sem glúten e demais alergias. Também são abordados temas previstos na Legislação Brasileira, Estadual e Municipal, além de demandas relacionadas à realidade escolar.
A coordenadora do Setor de Alimentação Escolar, Magliane Béria, explica como funciona as capacitações online e como são realizadas as avaliações do conteúdo aprendido “A capacitação é composta por 22 módulos com vídeos abordando temas relacionados às Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e outros temas de interesse acerca da alimentação escolar como a própria legislação que rege o programa, por exemplo. Além disso, após cada módulo as merendeiras testam os conhecimentos aprendidos a partir das avaliações realizadas.” Essa capacitação tem uma carga horária total de 12 horas e irá abranger todas as 141 profissionais merendeiras que trabalham atualmente no município.
A inovação possibilita uma interação crítica, construtiva e positiva entre os profissionais e equipes diretivas que auxiliam as merendeiras no decorrer do curso. Pensando ainda na valorização dessas profissionais, o Setor de Alimentação Escolar iniciará um projeto em breve, direcionado para a saúde das merendeiras do município, onde ocorrerão encontros presenciais para conversar sobre temas como: autocuidado, alimentação saudável, práticas de atividades físicas, entre outros assuntos.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves