Desde a inauguração em 2019, a EMI Bom Pastor tem como missão oferecer uma educação de qualidade onde os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estejam assegurados neste início da vida escolar dos pequenos e de suas famílias. São cinco anos de uma trajetória de muitas conquistas para a rede pública de ensino de Bento Gonçalves, pois a EMI Bom Pastor expressa um compromisso com o atendimento de qualidade, com o acolhimento, com o cuidado, pois entende que a escola é a segunda casa dos pequenos, além de expressar um trabalho em constante evolução, preocupando-se em atender as necessidades e demandas da Educação Infantil.
Para comemorar essa trajetória, no último sábado (20), o educandário realizou uma festa reunindo a equipe diretiva, funcionários, os alunos e famílias. Em torno de 200 pessoas compareceram, incluindo ex-funcionários e ex-alunos. O espaço se tornou um cenário de muita diversão, interação, descobertas, de relembrar momentos e reforçar o vínculo escola e comunidade escolar.
Cada educador montou a sua sala com espaços brincantes como de estimulação, de pinturas, com música, com sustentabilidade, representando algumas das propostas realizadas na escola e ao longo do nosso projeto norteador “A vida em foco! Mãos pequeninas que transformam o mundo”, além dos espaços externos com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, entre outros. Ainda, foi realizado um abraço coletivo em torno do local, um gesto simbólico que demonstra afeto e apreço, na data da inauguração: 24 de abril.
A diretora Lina Ana Zeni destaca sobre como a festa foi importante para todos. “Os pais ficaram muito felizes em estarem dentro da escola, pois é um espaço onde a criança passa praticamente boa parte do tempo, às vezes mais do que com a própria família. As crianças evidenciam diariamente o desejo de ter os pais aqui brincando com eles na escola e o momento que pensamos para celebrar estes 5 anos, foi trazendo toda a comunidade para estar aqui e vivenciar um pouquinho do que a escola as proporciona e também conhecer os profissionais que convivem com os seus filhos. Essa etapa da vida da criança é muito importante e os laços aqui firmados renderão muitas memórias afetivas da infância na criança.
A mãe do Miguel e da Isabelli, Dionara Strohaecker, salienta que a escola representa “um lugar acolhedor, onde sempre tivemos total confiança em deixar os nossos pequenos. A nossa Isabelli começou com a escola e agora temos o Miguel que está no Maternal I. A gente nota como eles gostam de ir e é bonito de ver a evolução da escola. A festa foi super bem organizada, foi uma tarde de passar com a família, no lugar onde as crianças gostam de estar. Foi uma comemoração muito linda”.
Atualmente, a escola atende 72 crianças e, desde 2019, aproximadamente 700 alunos passaram pela escola nesta etapa da Educação Infantil, muitos deles estiveram desde o Berçário até concluir a etapa no Jardim B. Sua primeira diretora foi a pedagoga Thais Regina Prates e a vice-diretora Lina Ana Zeni.
Thais destaca como foi o início dessa nova etapa da educação em Bento Gonçalves no bairro São Roque, precisamente no Loteamento Bertolini.
“Quando recebemos o convite para assumir a direção da EMI Bom Pastor foi aquele misto de ansiedade e realização, pois faríamos parte de uma comunidade que estava no aguardo por mais um espaço de amor e cuidado. O desafio foi grande, mas, ao mesmo tempo, contar com os pais, colaboradores e Secretaria da Educação fez com que a escola se tornasse o que é hoje. Olhar para trás e perceber o lindo caminho que a escola vem percorrendo neste período é muito gratificante. Na inauguração o tema foi alegria e podemos perceber que esta emoção continua permeando todo o fazer pedagógico!”.
Lina assumiu a direção da EMI Bom Pastor em 2021. Antes, ela trabalhou 13 anos na EMI Toque de Carinho e é formada em Pedagogia – Habilitação, Educação Infantil e Séries Iniciais e Pós-Graduada em Gestão e Supervisão Escolar. Desde o início, Lina viveu cada momento da escola. Ela fala sobre a construção pedagógica empreendida.
“Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento juntamente com o amor e a empatia norteiam o trabalho na Educação Infantil, a etapa mais importante da vida escolar da criança, pois todas as habilidades aqui desenvolvidas vão auxiliar nas próximas etapas e na vida como um todo. Eu pontuo muito para os pais em assembleias e reuniões: não é só o brincar. Tudo o que a gente faz aqui tem uma intenção pedagógica, um objetivo. Por isso focamos muito nas vivências, em proporcionar momentos onde a criança seja desafiada e instigada a criar, além de um espaço que dá segurança, que acolhe, que promove a convivência, o autoconhecimento, a participação, ensinando a dividir com os outros, além do respeito ao meio ambiente e a tudo o que nos cerca. A gente complementa o que os pais fazem em casa.
Também um dos objetivos da EMI Bom Pastor é a busca por formações continuadas para os educadores. “Sempre estamos buscando formações para os nossos educadores, trazendo esse suporte de forma pró-ativa, aplicando o que se aprende para melhor oferecer recursos pedagógicos e humanos para se trabalhar efetivamente com os temas que emergem do interesse da criança e do que consideramos importante, proporcionando experiências, vivências…”.
A mãe da pequena Alice, Elisandra da Luz Pereira, fala que acompanha o desenvolvimento da filha, que entrou em 2020 e está no último ano. “Minha filha adora ir para a escola, eu fico feliz que ela esteja num lugar que é acolhida. Sempre tive um apoio, respostas, um retorno. Só tenho a agradecer. A Alice tem uma trajetória na escola e vi bastante evolução”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca a importância de celebrar os cinco anos. “Sempre é muito importante festejar aniversário e é gratificante comemorar as aprendizagens e crescimento na EMI Bom Pastor. A escola, nestes 5 anos, desenvolveu inúmeros projetos e atividades de excelência, tornando-se referência em educação. Desejo muito sucesso a toda à equipe e a comunidade escolar”.
A EMI Bom Pastor conta com uma equipe de 28 funcionários e atende, atualmente, 72 crianças no Berçário I e II e Maternal I e II e tem como vice-diretora Caren Antônia Schussler Schulz.
Projeto norteador
Vale ressaltar sobre o projeto norteador “A vida em foco: Mãos pequeninas que transformam o mundo”. Ele está no terceiro ano, sempre trazendo um enfoque diferenciado. No ano passado, o projeto, executado também pela professora Josiane Pagani, objetivou realizar boas práticas com sustentabilidade aliadas ao material SET Brasil, enfocando o cuidado com a vida como um todo e com o planeta e recebeu distinção na 5ª Edição do Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas SET Brasil, da Editora Moderna. A escola foi a única da Região Sul a participar do evento e a professora recebeu a condecoração e foi tema da coluna de Damaris Silva, Mestra em Letras e consultora de gestão de projetos educacionais para redes públicas e privadas de ensino, na Revista Educação, número 302.
Outros destaques da trajetória do projeto é ter participado da Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA) falando sobre o projeto e a realização de ações como “O Dia D do Descarte e o “ Mutirão pelo Bairro” junto com as EMIs Doce Infância e Mamãe Coruja.
Em 2024, além das questões emergentes da sustentabilidade, o projeto norteador vai trabalhar o autocuidado e as relações socioemocionais.
“Já iniciamos o trabalho com uma palestra com uma fisioterapeuta, a Sheila Comparin, buscando trabalhar com a equipe técnicas para lidar com a ansiedade, cuidar com a respiração, exercícios de meditação e etc. Vamos fazer várias ações nesta área, a exemplo da Assembleia de pais, trazer uma fala, incentivar a sair do piloto automático, olhar para o outro com carinho e empatia, pois estamos lidando com vidas”, destaca a diretora Lina.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves