Encontros mensais ocorrem no CECI
Foi realizado, na última segunda-feira (15), no Centro de Convivência Infantil (CECI) o encontro do grupo Parentalidade. O projeto, voltado para os pais, foi idealizado em 2021 pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I). O objetivo é promover um espaço de acolhimento e reflexão sobre as vivências e responsabilidades dos pais.
Os encontros ocorrem nas segundas-feiras, uma vez por mês. O momento é ministrado pela psicóloga e coordenadora do CRAS I, Débora Simionato, e pela Assistente Social Rejane Zorzanello. Os encontros têm como assuntos parentalidade, parentalidade responsiva e importância da família, abandono afetivo e, educação não-violenta, estilos parentais e encerramento.
Conforme a psicóloga, a parentalidade expressa “um processo inerente de ser pai, de ser mãe. Aqueles que representam a figura paterna, materna, vão exercer de forma altruísta a questão de proteção dos filhos”.
Outro fator importante é a metodologia dos encontros. “É um espaço de diálogo de forma circular, de acolhimento, onde todos têm o direito da palavra. O objetivo maior é trabalhar a função protetiva da família e o fortalecimento de vínculos, através de uma escuta e orientação qualificada. Cada participante do grupo tem voz e com o enredo formado promovemos o protagonismo dos progenitores. O Grupo Parentalidade faz um convite as novas possibilidades de exercer a Parentalidade de maneira protetiva”, destaca Débora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves