Convenção Regional de Supermercados finaliza com negócios na ordem de R$ 16 milhões

Evento promovido pela AGAS ocorreu entre os dias 9 e 10 de abril, em Bento Gonçalves, reunindo 170 expositores e atraindo cerca de 3,5 mil visitantes

Os corredores movimentados do Parque de Eventos de Bento Gonçalves ao longo dos dias 9 e 10 de abril – foram cerca de 3,5 mil pessoas participantes – eram uma pista do que nos bastidores já se aventava: o sucesso da Convenção Regional de Supermercados.

Pela primeira vez realizado no município, o evento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) mostrou a força do setor na Serra ao movimentar cerca de R$ 16 milhões em negócios durante os dois dias do encontro. O montante é resultado da proposta da convenção, que alia feira de negócios e programação de conteúdo com o objetivo de estreitar relações e capacitar o segmento.

O presidente da Agas, Antônio Longo, ressalta a importância do evento como uma forma de micro e pequenas empresas se aproximarem de grandes fornecedores. “Temos na convenção uma espécie de porta de entrada para aqueles que não conseguem estar na Expoagas, sendo uma alternativa convidativa que oportuniza o ingresso e a inserção nesse circuito. É uma forma de colocarmos frente a frente pequenos mercados e grandes fornecedores, de modo que se conheçam e melhorem o relacionamento, estimulando as boas relações e negociações entre eles”, salienta o presidente da Agas.

Neste ano, 170 fornecedores mostraram seus produtos para supermercadistas de diversos tamanhos. Esse universo de possibilidades que se apresenta aos pequenos é um movimento cada vez mais articulado pela Agas. Na feira, são encontradas soluções em produtos, em serviços e também em equipamentos, apresentando novidades que, ao chegarem nas gôndolas, ajudam a conquistar o consumidor e a estimular o consumo. “As lojas aumentam sua competitividade ao participar da feira, estando atualizadas com as tendências de consumo”, observa Longo.

A convenção ainda reservou cursos e palestras nos dois dias do evento. Na programação, esteve inserido o relançamento do Comitê de Gestão e Prevenção de Perdas Agas, que chegou com uma novidade. Através de um programa desenvolvido pela especialista em varejo R-Dias e a Agas, a entidade quer capacitar o segmento para aumentar a eficiência na gestão de perdas, aumentando a rentabilidade dos negócios. A agenda de conteúdos teve as capacitações “Formação de Repositores”, “Formação de escalas inteligentes para líderes de loja”, “Transformando atendentes em vendedores” e “Técnicas de Retenção de Talentos”, além da palestra “Assédio sexual e moral e terceirização”, com Flávio Obino Filho.

Antes do início da Convenção Regional de Supermercados, a Associação reuniu o setor para apresentar o Ranking Agas e prestar reconhecimentos e homenagens. No dia 8 de abril, a entidade apresentou os 15 maiores mercados gaúchos por faturamento. A liderança se manteve com a Companhia Zaffari, de Porto Alegre, enquanto os 2º e 3º lugares ficaram com o Comercial Zaffari, de Passo Fundo, e a Unidasul, de Esteio, respectivamente.

Outro reconhecimento durante o Jantar Ranking Agas, que reuniu cerca de 850 pessoas, foi para as cinco Maiores Centrais de Negócios do RS, que ajudam na competitividade a pequenos e médios supermercados. A Rede Agro, que reúne cooperativas com operações de supermercado, ficou em 1ºlugar. Em 2º e 3º ficaram a Rede Super, de Santa Maria, e a Rede Grandesul, de Cachoeirinha, respectivamente. A lista foi completada pela Redefort, de Novo Hamburgo, e pela rede Unisuper, de Porto Alegre.

Além disso, houve a entrega do Troféu Supermercador a personalidades que personificam o ideal do mercador de alimentos em bem atender, prezando a fé e o trabalho. Neste ano, foram agraciados Raul Randon (in memoriam) – prêmio recebido por sua viúva, dona Nilva Randon –, o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, o restaurater Paulo Geremia, além da Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul, representada por seu presidente, Tranquilo Tessaro. Roberta Barreto, presidente da Agas Jovem, foi homenageada como Destaque Jovem Supermercadista do Ano”.

O evento ainda teve mais duas premiações. Uma delas, inédita, destacou a Companhia Zaffari na categoria “Responsabilidade Social”. A empresa é reconhecida por suas ações comunitárias e detém o maior número de jovens aprendizes no setor nacional. A outra foi a entrega de um troféu confeccionado pelo escultor João Bez Batti para o empreendedor Tarcisio D Bacco, bento-gonçalvense radicado em Milão, onde mantém o restaurante Biffi na Galeria Vittorio Emanuele.

Embalada pelo sucesso deste ano, a edição de 2025 já tem sua realização confirmada para ocorrer, mais uma vez, em Bento Gonçalves. “Teremos, certamente, um encontro ainda mais significativo em termos de negócios e, sobretudo, de valorização de nossa cultura e da região, especialmente realizado no momento em que se celebrará os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul – e seu legado”, destacou Longo.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Viviane Somacal

PG

error: Conteúdo Protegido