Resolução foi criada pelo Conselho Federal de Enfermagem
A equipe do SAMU Bento Gonçalves contribuiu para a elaboração das novas diretrizes para a contenção mecânica de pacientes pela equipe de Enfermagem, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A Resolução 746, de 20 de março de 2024, normatiza os procedimentos de Enfermagem na contenção mecânica de pacientes.
A nova norma estabelece critérios ainda mais fundamentados para a contenção mecânica nas unidades de saúde e agora, também, nos serviços pré-hospitalares móveis, como ambulâncias e motolâncias.
“A aplicação da contenção mecânica deve ser realizada sob a supervisão direta do enfermeiro e, excepcionalmente, profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Pré-hospitalar Móvel poderão realizar o procedimento, com o suporte mínimo de cinco profissionais. O monitoramento deve garantir a segurança do paciente, prevenir danos e eventos adversos”, explica a presidente do Cofen, Betânia Santos.
A Resolução 746/2024 foi proposta pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência(Conue) e pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conaesm).
Profissionais condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros do SAMU Bento Gonçalves participaram da elaboração das imagens utilizadas na Resolução.
“O engajamento das equipes é fundamental para podermos avançar nos protocolos assistenciais, e a Resolução dá respaldo e segurança para as equipes que devem realizar a contenção mecânica em situações que indiquem o uso. Não adianta só fazer, devemos fazer bem feito. É de suma importância que todas as instituições e serviços de saúde se apropriem destas novas definições”, destaca a coordenadora do Samu, Melissa Bonatto.
Informações Ascon Cofen
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves