O ato contará com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
Para fomentar ações e reforçar os laços entre as nações brasileira e italiana no Rio Grande do Sul, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) propôs a Frente Parlamentar Brasil/Itália. O ato de instalação acontece no próximo dia 08 de abril, segunda-feira, às 16 horas, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Além da presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, durante o ato haverá a entrega da Medalha da 56ª Legislatura ao Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
Como presidente da Frente, Pasin explica que a cultura italiana está profundamente enraizada no estado, principalmente na Serra. “Hoje, um terço da população gaúcha tem sangue italiano. É importante estreitar ainda mais os laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre os países. Este é o objetivo da Frente”.
Devido às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrado no próximo ano, a Frente também prepara um calendário de atividades e eventos a fim de mobilizar a sociedade civil e realizar a interlocução com entes públicos.
A entrega da honraria ao mais jovem Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, se dará em homenagem e reconhecimento pelo trabalho de aproximação entre as nações desenvolvido por Caruso. “Como nunca, estamos vendo um cônsul se aproximar das nossas comunidades, prestigiar nossas festas típicas e desenvolver ações que fortalecem e unem nossas culturas. Tanta dedicação merece o reconhecimento deste parlamento. E como descendente e representante da Serra, tenho o compromisso de apoiar pautas que valorizam a tradição e cultura italiana no Brasil”, finaliza Pasin.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Deputado Guilherme Pasin
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves