A tradicional encenação da Paixão de Cristo emocionou os centenas de fiéis, que subiram o Morro da Cruz do Salgado, em Bento, na noite de sexta-feira Santa, 29 de março. Após dois (em 2023 a encenação foi cancelada devido ao mau tempo) a iniciativa protagonizada por mais de 50 jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio e da Comunidade São Pedro, chegou à sua 45ª edição
A caminhada teve início às 18h, em frente à igreja São Pedro, do Salgado, onde os fiéis se concentraram antes de subir até o Morro da Cruz, onde ocorreu a encenação da Paixão e Morte de Jesus. A organização foi feita por jovens do movimento de Emaús e lideranças da comunidade São Pedro, com o apoio da Paróquia Santo Antônio e do poder público.
História do Morro da Cruz do Salgado
Sua história remonta à Imigração Italiana, quando da chegada das primeiras famílias à região da antiga Cruzinha, que depois se tornou a colônia Dona Isabel e hoje é a cidade de Bento Gonçalves. A Cruz do Morro do Salgado é um dos mais antigos marcos históricos, porque no ano de 1899 foi cravada a primeira cruz, em madeira, de aproximadamente quatro metros de altura, ao lado de um ponto que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o mais alto do município de Bento Gonçalves.
Em 1948, a cruz de madeira foi substituída por uma de concreto, abençoada pelo padre Ângelo Mugnol. Instituída em 1976, pelo padre Oscar Bertholdo, a romaria à Cruz do Salgado foi oficializada pela Paróquia Santo Antônio em 2004 e tem o objetivo de proporcionar um momento de oração e reflexão aos fiéis de Bento Gonçalves e da região.
Central de Jornalismo Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor