Evento, que ocorreu nos dias 16 e 17 de março, na Praça do Porto, superou as expectativas da organização
O município de Santa Tereza na Serra Gaúcha, às margens do Rio Taquari, que em 2023 sofreu a pior catástrofe de sua história mostrou, seis meses após o ocorrido, e exatamente quatro meses após a segunda enchente, que o poder de superação da comunidade é indescritível.
Neste fim de semana, mais especificamente a partir das 16h do sábado até o final da noite do domingo, empreendedores locais, como vinícolas, restaurantes, cachaçaria e artesanato receberam com todo o carinho e a hospitalidade próprias das comunidades do interior cerca de 18 mil turistas e visitantes que estiveram no local para prestigiar a segunda edição da ExpoSanta.
O evento, que surgiu em 2023, tendo sua primeira edição realizada em 4 de junho, após duas transferências de data, devido às condições climáticas, superou todas as expectativas de público e comercialização de produtos. O sorriso e a satisfação estavam evidentes no final da noite do domingo, mesmo diante do cansaço que ronda os preparativos e o momento do evento em si. “Não temos do que nos queixar. Foi tudo perfeito, fantástico. Em pouco mais de um dia foram 70 quilos de capeletti frito, fora o restante”, comemora Jairo Soligo, que além de servidor público, também atua na área da gastronomia juntamente com a família. Até o neto de apenas oito anos esteve ajudando a atender no estande.
Os shows foram um espetáculo à parte. Irmãos Farina, Grupo Tholl, Tchê Sarandeio e Vítor Henrique e Gabriel, no sábado, reuniram desde crianças até o público mais experiente para prestigiar os espetáculos. Já no domingo, atrações de nível nacional arrastaram uma multidão para o Município, que ficou pequeno para tanta gente. As apresentações iniciaram às 10h com a Orquestra de Acordeon e o Coral de Santa Tereza. A surpresa ficou por conta do Hino a Santa Tereza, revelado pelo Coral, que emocionou a prefeita Gisele Caumo. “Eu não esperava por isso. Estou emocionada. A partir de hoje, vocês irão entoar este hino em todos os eventos oficiais do Município”, frisou. Na sequência, Leo Oliveira e The Beatles no Acordeon subiram ao palco para seus shows. À tarde, Acústicos e Valvulados e Nenhum de Nós arrastaram uma verdadeira legião de fãs. Para finalizar, o Musical San Marino colocou o público para dançar até por volta das 23h.
Passeio de Trentino, voo cativo de Balão, plataforma 360° e brinquedos infláveis, tudo disponibilizado de forma gratuita, além de rede de wi-fi aberta, também agradaram o público que prestigiou o evento, que teve o patrocínio de Sicredi, Suvalan e Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas e apoio de Caitá, Hotel Villa Michelon, Restaurante Di Paolo e SescBento.
“É difícil encontrar palavras para expressar tamanha gratidão a todos os que acreditaram que a ExpoSanta seria um sucesso. Desde a primeira edição, tivemos a certeza de que este era o evento que a comunidade tanto sonhava, tanto aguardou. Esta segunda edição veio para coroar o êxito desta festividade e deixar uma marca não só para Santa Tereza, mas para a região. Agora podemos afirmar que também temos a nossa maior festa”, enfatiza a prefeita Gisele Caumo. “Gratidão aos empreendedores, aos servidores públicos e terceirizados que se dedicaram a deixar tudo impecável, mas principalmente ao público que atendeu nosso chamado e que veio para constatar o quanto trabalhamos após tantas dificuldades que passamos. Se a primeira edição ficou para a história por ser um marco, esta vai ficar pela superação”, conclui.
Homenagem aos voluntários
A 2ª ExpoSanta também foi momento para homenagear os voluntários que atuaram na limpeza e recuperação do Município após a maior catástrofe de sua história. Após o cerimonial de abertura, autoridades, lideradas pela prefeita Gisele Caumo, como o representante do Governo do Estado, secretário de Desenvolvimento Rural Ronaldo Santini, deputados estaduais Dirceu Franciscon e Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores Ivaldo Pizzetti, efetuaram a inauguração do Obelisco, localizado na Praça Norte, às margens do Rio Taquari.
O monumento deverá se tornar mais um ponto turístico para o Município, enaltecendo o trabalho de tantos anônimos, que muito fizeram por Santa Tereza. “Nossa homenagem a todos aqueles que, de forma voluntária, demonstraram sua solidariedade por ocasião da maior catástrofe da história desse Município, ocorrida em 4 de setembro de 2023, através da prestação de serviços, envio de donativos ou, mesmo à distância, orando pela recuperação de imensuráveis perdas. Este obelisco marca a gratidão e o apreço de todos os santa-terezenses a cada uma dessas pessoas, empresas e entidades, almejando que tragédias semelhantes jamais voltem a ocorrer. Também transmitimos, por esta edificação, o desejo de proteção e defesa a esta terra e sua gente. Santa Tereza, março de 2024”, menciona a placa afixada no memorial.
Fonte: Mônica Rachele | Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Tereza
Fotos: Vagão Filmes
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa