Lançamento será dia 20 de março, às 19h, na Fundação Casa das Artes
No próximo dia 20 de março, às 19h, na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, a musicista Giulia Dall Oglio lança “Educação Sonora Sensorial e Musical”. O livro contém métodos de ensino e atividades que podem ser aplicadas para professores da rede infantil, pais e tutores. Feita com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, a publicação trata do estímulo musical e da importância das artes para o ensino das crianças na primeira infância.
Concebido a partir do método de ensino 7 Linguagens Naturais, concebido pela autora Giulia Dall Oglio, “Educação Sonora Sensosial e e Musical” reúne estratégias de ensino e atividades numa espécie de guia educacional e sensorial para crianças de 0 a 7 anos. Com tiragem inicial de 500 exemplares, de 176 páginas, a publicação apresenta diversas atividades ordenadas, estímulos e conhecimento neurocientificos para pais e professores estimularem as crianças ao seu potencial de Comunicação Natural e às Altas Habilidades, à criatividade e ao Pensar Multifatorial.
O conteúdo do livro é direcionado em especial a pessoas não-músicas para que elas também possam musicalizar as crianças sem o uso de instrumentos. Nesse contexto, a intenção do projeto é também gerar um produto multiplicador, possibilitaando o acesso à educação musical para crianças de menor poder aquisitivo, multiplicando e potencializando a cena cultural do município, qualificando estudantes e público não apenas no segmento da música, mas também em outras áreas artísticas que se baseiam na sensibilidade de sons e movimentos, como a dança e o teatro.
O projeto nasce da experiência e pesquisa da musicista, que atua na área há mais de uma década. Giulia Dall Oglio tem formação técnica em Educação Infantil e Musicalização no CPT (Centro de Produções Técnicas), certificado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Além disso, é coautora do “Manual da Infância”, publicado em 2022 pela Literarebooks, atuando como instrutora e sócia-proprietária da Escola Núcleo de Música Armonia, de Bento Gonçalves, onde trabalha com musicalização infantil há uma década.
Depois do lançamento na Fundação Casa das Artes, o projeto prevê um evento de lançamento a ser realizado na Rua Coberta, onde será realizado um bate-papo literário mediado pela bibliotecária e livreira Eunice Pigozzo, além de duas palestras voltadas para professore de escolas infantis da rede pública bento-gonçalvense.
Fonte: Carlinhos Santos – Jornalismo Cultural
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros