Bento: EMEF Tancredo Neves completa 42 anos de ensino

Educandário está localizado no bairro São João e atualmente conta com 480 alunos e 60 profissionais entre professores e funcionários

Nesta semana, a comunidade do bairro São João está comemorando um dos seus marcos históricos. A EMEF Tancredo de Almeida Neves está fazendo 42 anos. O educandário, que iniciou sua trajetória nas dependências de uma casa, acompanhou a evolução do cenário de ensino da localidade e seus arredores. De 1982 a 2024, foram executadas diversas mudanças físicas para melhor atender a demanda crescente dos alunos, sempre buscando desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade e atento às questões educacionais da atualidade.

Neste ano, a escola conta com 480 alunos de Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e cerca de 60 profissionais entre professores e funcionários. Inaugurada no dia 10 de março de 1982, a equipe diretiva realizou atividades para comemorar a data, nesta terça-feira (12), como apresentação musical dos Jardins A e B com a canção “É tão bom”, que fala sobre os benefícios do aprendizado, momento cívico com os Hinos do Brasil e do educandário (criado pelo músico Rodrigo Soltton), bolo durante a hora do lanche e cantar os parabéns.

Carolina Vitória, mora no Caminhos da Eulália, e está no 6ª Ano. Ela estuda desde o Jardim na EMEF Tancredo e tem o desejo de ser cientista forense. Para ela, a escola “é muito boa, tem bastante atividades, espaço grande, as professoras ensinam bem. Eu aprendo bastante com essa escola”.

Larissa Teixeira estuda desde o Jardim A e está completando o 9º ano. Neste ano, vai receber uma condecoração da OBMEP. Para ela, a escola Tancredo “marcou muito a minha história porque a maioria das coisas que aprendi foi aqui. Aprendi a fazer tudo na minha vida aqui. Depois que eu sair, desejo que a escola cresça mais”.

Maria Eduarda dos Santos estuda desde o Jardim B e também está no 9º Ano. Para a sua carreira profissional, almeja ser médica.  Ela comenta que “a escola significa muito para mim porque aprendi muitas coisas, não só no estudo, mas também aprendi coisas para minha vida. Aprendi a ser melhor como pessoa”.

Cristina Teixeira é auxiliar de biblioteca há 15 anos na EMEF Tancredo Neves. Sua vida profissional acompanhou as melhorias e a expansão do local. “De uma hora para outra o bairro foi evoluindo, evoluindo, e a escola também. Tivemos obras como o fechamento do ginásio (antes era aberto), a inauguração da sala de computação e melhorias na biblioteca que são fatos que me marcaram durante esse meu período de trabalho”.

Sua colega, Cimara Cesca, também está a 15 anos trabalhando na escola e ressalta o crescimento de alunos desde o início. “Quando entrei tínhamos em torno de 200 e hoje atendemos quase 500 alunos. É uma evolução e desejo tudo de bom para este educandário”.

Greice Gabbardo Barbosa assumiu a direção pelo provimento democrático de 2022. Tem como vice-diretoras, Évelin Eduarda Battisti Gnatta na parte da manhã, e Rita de Cássia Dorigon Trevisan na parte da tarde. O projeto norteador é “Leitura e Arte”, proposta permanente da escola, que está sendo ampliada a cada ano, adequando-se às mudanças e as necessidades da comunidade escolar.

De acordo com Greice, “o projeto tem por objetivo a formação de sujeitos críticos e modificadores de sua realidade, de forma consciente da sua atuação na sociedade, em busca da cidadania. Os alunos terão várias possibilidades de usar a leitura e a arte para expressar suas habilidades”.

Sobre os 42 anos, a diretora destaca a sua importância para a Educação de Bento Gonçalves.“Celebramos nestes 42 anos não apenas o aniversário da nossa escola, mas também o aniversário de grandes sonhos realizados, de conhecimentos compartilhados e laços que se fortaleceram ao longo desta trajetória. A equipe escolar, busca incessantemente a excelência na formação dos educandos, com organização, amor e respeito”.

Biografia da EMEF Tancredo de Almeida Neves
Sua trajetória iniciou na mesma Rua, Santos Dumont, nas dependências da casa de Ismael Invernizzi, sob a denominação de Escola Municipal São Vendelino, anexada à EMEF Ernesto Dornelles. Em 1985, a Escola transferiu-se para as dependências atuais e teve a sua inauguração no dia 20 de julho sob a denominação de EMEF Dr. Tancredo Neves

No dia 10 de março de 1982, na Rua Santos Dumont, s/nº, nas dependências da casa de Ismael Invernizzi, Bento Gonçalves inaugurou a EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves com a missão de atender a comunidade do São João e de bairros vizinhos. Em 1985, o educandário foi transferido para o atual prédio localizado na mesma rua, número 10. Na ocasião teve como primeira diretora Ivana Maria da Silva Machado. Desde então, o prédio tem passado por diversas melhorias físicas e pedagógicas que possam oferecer um ensino de qualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido