No último sábado (09), ocorreu a oitava edição do “Mutirão: Trabalho para todos”. A ação ocorreu na Via del Vino, reunindo mais de 10 empresas, e cerca de 200 vagas de emprego. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Gabinete da Primeira-dama e pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes). A edição foi especial, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, reunindo no mesmo espaço a feira Feito por Elas, organizada pela Coordenadoria da Mulher e que uniu empreendedoras divulgando seus produtos.
Mais de 400 pessoas estiveram buscando colocação profissional. Foram preenchidos 250 currículos e agendadas, pelo menos, 55 entrevistas, com possíveis contratações. As equipes confeccionaram mais de 100 currículos no local.
O mutirão reuniu um público de diversas idades e ao longo da manhã a população presente pode entrar em contato de forma direta com as empresas.
Júlio Cesar Batista do Nascimento, 37 anos, ficou sabendo da ação através das redes sociais. “Faz um mês que busco emprego, e esse mutirão facilita muito, pois agiliza o contato com a empresa. Tenho a possibilidade de conhecer pessoalmente o meu possível empregador. O que quero é trabalhar, isso que mais importa, e estou indo atrás disso”.
Rodrigo Santos Silva, 43 anos, é natural da Bahia e mora há pouco mais de um ano em Bento. Ele comentou sobre a expectativa de conseguir um novo emprego na área de auxiliar de produção. “Faz pouco tempo que estou buscando uma colocação profissional. Um amigo meu comentou comigo que teria o mutirão aqui e vim conferir. Eu acho legal, pois mostra que as empresas estão em busca de novos profissionais. E é melhor vir aqui no centro porque o gasto é menor, do que se deslocar para locais mais longes”.
O jovem Santana Bueno, 19 anos, está em busca da primeira colocação profissional. “Eu estou buscando emprego na área do TI, mas se tiver outra oportunidade estou aceitando. Eu fiquei sabendo pelos meus familiares desse mutirão. A importância de conseguir algo é grande, porque depois do término dos estudos é preciso correr atrás das oportunidades, pois o emprego não aparece do nada”.
A analista de RH da Transportes Bertolini, Camila Dornelles, comentou que “temos entre 15 e 20 vagas abertas, do administrativo ao operacional. A expectativa é sempre de termos alguém contratado. Com esse mutirão a gente vê a oportunidade de se aproximar dos candidatos. É a chance de conhecer o possível funcionário na hora. Nós sempre conseguimos selecionar alguém pelo mutirão”.
O assistente de Desenvolvimento Humano da Cenci e CIA, Guilherme Rodrigues, destacou que “essa já é a quarta vez que participamos do mutirão e desta vez com a empresa disponibilizando 13 vagas. A gente vê que a parceria da bastante resultado, porque hoje temos 10 contratados que foram através dos mutirões. Muitas vezes não conseguimos divulgar as vagas, e esse espaço é importante para isso. É um auxílio bem importante por parte da Prefeitura”.
O Hospital Tacchini esteve participando da feira com pelo menos 100 vagas disponíveis, para diversas áreas de atuação. A analista de Atração e Captação Cássia Favretto destaca que “para nós sé sempre bem importante estar aqui conhecendo as pessoas. Realizamos uma conversa inicial explicando sobre as vagas e o interesse. A sequência do processo seletivo é no hospital com o setor responsável pela área”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, André Luiz Ferreira dos Santos, destaca que “foi uma manhã bem proveitosa, com vagas para diversos públicos. A ideia é justamente essa, de proporcionar ao público a oportunidade de conseguir um emprego, e os números mostraram novamente que essa ação faz a diferença. São dezenas de entrevistas de emprego agendadas para essa semana”.
O Feito por Elas marcou presença
A feira do Projeto Empreendedorismo Feito Por Elas também marcou presença na Via del Vino, reunindo empreendedoras de diferentes segmentos. A ação foi organizada pela Coordenadora da Mulher, em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedes e CTEC.
A jovem Joselaine Silva da Silva Leal é técnica de enfermagem e também empreendedora. Ela esteve presente com o Pipocas Gourmet Doce Momento, pequena empresa de pouco mais de 1 ano de existência. Ela destaca que “eu fui na Secretaria me informar como eu poderia participar das feiras e aí me informaram das possibilidades. Eu sempre gostei de pipoca, fui pesquisar, fazer curso online, aprendendo e praticando até fazer o suficiente para vender externamente. É um espaço que agrega muito. São bons esses movimentos, pois ajuda a abrir os horizontes”.
A fisioterapeuta Fabiana Fedrizzi esteve presente divulgando seu trabalho na Clínica Despertar, onde atua há alguns anos. “Essa ação é interessante para divulgar o trabalho, e é sempre bom estar junto com o pessoal, para divulgar o trabalho. Vejo que as pessoas ficam bem curiosas e vem questionar. É importante que a mulher se envolva no empreendedorismo, dar esse incentivo, pois o mercado está aberto para todos e todas”.
A enóloga e psicanalista Carolina Ferrari esteve na feira divulgando o seu conhecimento na área através das cartas, cada qual com uma mensagem inspirada pelo mundo do vinho. Denominada peregrina do vinho, a jovem destaca que “criei essas ferramentas que ajudam no processo de autoconhecimento de maneira leve e prazerosa através do vinho. Nós temos um caderno de degustação que vai além do técnico, com ferramentas lúdicas, do sensorial e outras variáveis. Cada carta tirada vai acessar algo que está dentro de nós, com uma mensagem e ensinamentos diferentes”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi Patricia da Rold destaca que “foi bem interessante reunirmos essas profissionais numa manhã muito especial. Cada empreendedora mostrou um pouco do seu trabalho, cada uma ao seu estilo. Sem dúvidas foi uma feira muito importante e que, de certo modo, mostrou a força do empreendedorismo feminino”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves