A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, esteve reunida em assembleia paroquial na tarde deste sábado, 09 de março, na Comunidade Santa Maria Goretti. O encontro teve a presença de mais de 100 pessoas das diversas comunidades, pastorais e serviços.
A oração inicial abordou o texto bíblico que embasa o lema da Campanha da Fraternidade 2024: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). O pároco, padre Volmir Comparin, fez a saudação inicial recordando os pontos de convergência a partir das “mini-assembleias” realizadas em 2023, reunindo comunidades por proximidade.
Logo depois, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira iniciou a explanação sobre a caminhada da Igreja no Brasil a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) e do processo do Sínodo dos Bispos 2021-2024. Abordou também o Plano Diocesano de Pastoral e o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese.
Na sequência, ao recordar o encontro do Conselho Regional da Ação Evangelizadora realizado nos dias 07 e 08 de março, reunindo bispos e coordenadores de pastorais, padre Leonardo pontuou as dimensões que irão basear a construção das novas DGAE da Igreja no Brasil.
O passo seguinte foi a apresentação da dinâmica de trabalho. Padre Leonardo recordou a “conversa no Espírito”, criada por Santo Inácio de Loyola e proposta pelo Papa Francisco no Sínodo 2021-2024. Assim, os participantes foram divididos em 11 grupos para poderem exercer o dom da fala e da escuta, para juntos construírem consenso sobre as prioridades da ação da Paróquia Santo Antônio para os próximos anos.
Com os resultados, a Equipe Paroquial, formada pelos padres e Irmãs Pastorinhas poderá pensar um plano de trabalho a ser apresentado na Assembleia Paroquial marcada para o dia 29 de outubro de 2024.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor