Dia Internacional da Mulher: conheça algumas das forças femininas que atuam na segurança pública em Bento

Ser mulher é também estar a frente na tarefa de zelar pela comunidade e segurança do trânsito. Em Bento Gonçalves o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e a Guarda Civil Municipal (GCM), têm mulheres em seu grupo de agentes. Sete delas fazem parte da equipe da GCM e cinco do DMT.

Luciana Soccol atua há 12 anos no DMT, ela é mãe, e sempre está preparada para o dia seguinte. A agente destaca sobre o trabalho exercido diariamente. “Embora ainda seja uma função predominantemente masculina, tenho muito orgulho de tê-la escolhido, pois mostra o quanto a mulher pode ser o que ela realmente quiser, e exercer de forma talentosa, com responsabilidade e eficiência o que se propõe a fazer. Os desafios estão muito mais ligados ao papel fiscalizador e de repreensão, do que por ser mulher e exercer tal função”.

Ainda, na visão da agente “ser mulher é, todos os dias, estar em diferentes palcos encarando os mais diversos personagens da vida real. É ser profissional, ser humana, ser racional, emotiva, única”.

Ângela Giuriatti trabalha há 22 anos no DMT, e também reforça sobre os desafios encarados na função de agente de trânsito. “Ser agente de trânsito é uma responsabilidade muito grande, somos expostos diariamente a situações que nos fazem tomar decisões imediatas e rígidas, somos questionados por tais, mas no fim de tudo podemos nos orgulhar de fazê-lo, pois carregamos a responsabilidade em nossos ombros de fiscalizar”.

A visão da agente também está intrínseca no dia a dia da profissional, que destaca sobre o que é ser mulher. “Ser mulher é ser intensa, é ser uma pessoa que jamais deixa de cuidar, zelar e acreditar na força que cada uma tem para enfrentar a diversidade da vida. Que cada mulher possa olhar para si mesmo, não só no seu dia, mas todo dia, toda hora, em qualquer momento, e jamais deixar de acreditar em seu potencial e sua beleza”.

Sonia Maria Donida, assim como Luciana, está há 12 anos na função de agente de trânsito. Para ela “é um desafio diário, e como outras profissões, demanda responsabilidade e comprometimento de todos. O desafio maior da profissão é a função de cunho punitivo, mais do que a própria responsabilidade de ser mulher”.

A agente da GCM Bruna Teixeira atua há mais de um ano na área e também destacou sobre o trabalho que desempenha nas ruas e a exigência para desempenhar a função da melhor forma possível. “Disciplina, coragem, força e honra são essenciais para se tornar uma GCM, pois ser mulher na área de segurança pública não é uma tarefa fácil. Apesar das dificuldades, me sinto realizada em minha carreira”.

Ainda na visão da agente “mesmo atuando num universo predominantemente masculino, conseguimos quebrar as velhas barreiras culturais. Não importa a cor da farda, o que importa é o desejo de fazer o melhor para a sociedade”.

A agente da GCM Anna Paula Razzera é um exemplo de paixão pela profissão. Desde a infância ela sonhava em trabalhar na segurança pública. “Desde a minha infância o sonho de ingressar na área policial sempre me impulsionou. A diversidade de oportunidades de atuação sempre me atraiu. Na guarda, encontramos um vasto campo de trabalho, onde não só mantemos a ordem, mas também priorizamos o diálogo com a comunidade, tornando a instituição mais acessível aos cidadãos”.

A profissional destaca ainda que “como mulher, enfrentei diversos desafios. A sociedade ainda se surpreende com mulheres exercendo funções que tradicionalmente foram dominadas por homens. No entanto, felizmente, essa mentalidade está mudando. Acredito que o comprometimento e a competência demonstrados pelas mulheres na prática evidenciam que somos igualmente capazes de merecer respeito e confiança ao lidar com as ocorrências”.

Para o secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho “é um orgulho imenso termos mulheres tão competentes e batalhadoras nas nossas equipes, tanto do DMT, quanto GCM. São profissionais exemplares, com uma dedicação ímpar nas atividades diárias. Sem dúvidas são um grande exemplo para todos”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido