Os serviços da coleta de lixo já estão normalizados em Bento Gonçalves, após a assinatura no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que a Empresa RN Freitas se comprometeu a ajustar os melhoramentos solicitados pelo Ministério Público do Trabalho e Emprego. A prestadora de serviço atendeu de imediato algumas medidas demandadas pelo órgão, entre elas estão à substituição dos caminhões boiadeiros (baú ou carroceria) por veículos com prensa compactadora e tecnologia acoplada a contêineres, modelos atualizados de caminhões; e adequação de EPI’s.
Conforme a secretária Municipal do Meio Ambiente, Bárbara Zanatta, “A coleta seletiva, passa a contar com contêineres nas quadras da cidade, de responsabilidade da empresa coletora de lixo. Assegurando-nos que cada container individualizado da coleta de resíduos seja distinto por cores, sendo de cor laranja para o orgânico e verde para o seletivo”. Como o processo mudou, foi solicitado ainda um caminhão específico para a coleta separadamente do vidro. “ Solicitamos a colaboração da comunidade para ter o cuidado de não quebrar o vidro, evitando futuros problemas nas recicladoras. Separado ele é destinado para a reciclagem de vidro de Tuiuti”, informa a secretária.
Desde outubro cidades da serra Gaúcha receberam essa mesma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego e a determinação, com intervenção nas empresas coletoras de lixo, a exemplo de Caxias do Sul, Farroupilha e Canela entre outras, com o mesmo intuito de atendimento às leis trabalhistas e de segurança dos trabalhadores.
O cronograma de coleta continua com a mesma programação e horários.
Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora
Feira de adoção de animais ocorre no próximo sábado, 23, na Via Del Vino
Monitoramento aponta uso crescente de passagens aéreas por fauna silvestre na ERS-040
Fiema Brasil gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios