O secretário de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, detalhou na última quinta-feira (22), em uma audiência pública, o andamento dos projetos das pontes estaduais destruídas pelas chuvas de 2023 no Vale do Taquari, Serra e Litoral Norte, para lideranças das regiões afetadas.
Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Costella apresentou o status atual dos projetos das pontes entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha (ERS-030), Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul (ERS-494), e Santa Tereza e São Valentim do Sul (ERS-431), além das estruturas municipais danificadas pelas enxurradas. Destacou, ainda, que a ponte da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, foi construída pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e entregue em agosto de 2023.
“O objetivo desta audiência pública foi prestar contas para os prefeitos e lideranças destas regiões, muito atingidas pelas chuvas, de tudo que estamos fazendo para viabilizar a trafegabilidade nestes pontos que tiveram pontes destruídas. Mas, além disso, mostrar a transparência do trabalho do Governo do Estado, detalhar o projeto de cada ponte para desmentir notícias falsas que circularam nos últimos meses”, destacou Costella.
Durante sua fala, o titular da Selt apresentou, ainda, dados dos primeiros dias de operação da balsa, que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na Serra. Desde o dia 09/02, quando a embarcação entrou em funcionamento, já transportou cerca de nove mil veículos.
“Sabemos que a balsa não é uma solução definitiva, mas ela está sendo fundamental para quem faz o deslocamento entre São Valentim do Sul e Santa Tereza”, destacou Costella.
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal, afirmou que a audiência serviu para que os gestores municipais levassem informações confiáveis para suas comunidades.
“Ações como essa, de transparência, são fundamentais para notícias falsas não se disseminem”, afirmou Postal.
Diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, falou sobre a importância da reunião, fundamental para esclarecer as dúvidas dos gestores municipais.
“Nosso objetivo é fazer com que os trabalhos de reconstrução sejam concluídos no menor prazo possível. Com essa finalidade, adotamos algumas alternativas inéditas, como a contratação de obras pelo Regime de Contratação Integrada (RCI), segundo o qual a empresa que faz o projeto é a mesma que executa, entre outras medidas que nos permitem reduzir os prazos de execução das obras”, pontuou Faustino”, pontuou Faustino.
O prefeito de Dois Lajeados, Tiago Grando, saiu do encontro afirmando que levará informações confiáveis para os moradores de sua cidade.
“Essa audiência foi muito importante, pois a comunidade estava ansiosa para saber o andamento dos projetos das pontes. A balsa é um acesso paliativo, nós sabemos, mas resolveu o problema dos deslocamentos na região, por hora. Mas, a balsa ajudou, e muito. Temos uma travessia neste momento, o que é um alento. Estamos todos no mesmo barco, não tem partido político neste momento que estamos vivendo”, afirmou Tiago.
Já o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, falou sobre a importância do anúncio de que a ponte da ERS-494 será reconstruída.
“Ela é muito importante para nós, ajudará a escoar a produção de banana, uma das culturas mais importantes do Litoral Norte. Atualmente, cerca de 80% da produção de banana do estado é cultivada na região de Três Cachoeiras”, destacou.
Também participaram do encontro os deputados estaduais Pepe Vargas e Elton Weber.
Foto: Fabrício Santos/Ascom Selt
Fonte: Imprensa – DAER RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor