Universidade tem quase 30 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos
Centro formativo de excelência da Serra gaúcha, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) tem sido um indutor do desenvolvimento regional a partir da formação humana em múltiplas áreas de conhecimento.
É fácil entender por que a UCS Bento desempenha tal papel. Em suas dependências, concentram-se quase 30 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos (entre presenciais e EaD), seis ofertas em mestrado e uma em doutorado. Uma realidade que tem sido ampliada através dos tempos desde a regionalização da Universidade de Caxias do Sul, em 1993.
A partir da estrutura da maior universidade comunitária do Rio Grande do Sul, o Carvi apresenta as respostas para os desafios da sociedade, formando profissionais capacitados para atuarem em todas as áreas, das artes às engenharias, das humanas às exatas, das ciências sociais às ciências da vida. Somente em 2023, o campus recebeu os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem e Engenharia da Computação. Para este, serão oferecidos Biomedicina, Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação e Gestão da Produção Industrial (este, no segundo semestre).
Esse desejo por oferecer os meios para o desenvolvimento da sociedade, sempre tendo como norte o envolvimento comunitário, posicionam a UCS Bento como uma das melhores universidades do mundo para se estudar. Pela quinta vez consecutiva, a UCS figura no ranking da Times Higher Education. A renomada avaliação do ensino superior em escala global, edição 2024, posiciona a UCS na 28ª posição entre as 56 instituições brasileiras ranqueadas – ao todo, estão mapeadas 1.904 instituições de 108 países e regiões. Considerando as instituições gaúchas, a universidade aparece na posição cinco. Além disso, destaca-se como uma das três universidades privadas comunitárias do Rio Grande do Sul presentes na publicação. No contexto das privadas comunitárias brasileiras, também figura na quinta posição. “A UCS reforça, em todas suas ações e em todos seus movimentos, o papel do conhecimento como protagonista do desenvolvimento”, diz o sub-reitor do Carvi, Fabiano Larentis.
Assim, faz da pesquisa, da inovação, do ensino e da extensão as bases para a conexão da universidade com a sociedade, sendo parte dessa como um agente transformador de realidades, sejam elas sociais ou econômicas. Dessa forma, a UCS Bento se faz presente, de acordo com Larentis, nas novas configurações na relação ensino-aprendizagem para as profissões no futuro e do futuro, no avanço das tecnologias em todas as áreas do conhecimento, na necessidade do desenvolvimento sustentável e na inserção de suas comunidades. “O conhecimento é a base do desenvolvimento e da integração regional para o futuro”, observa.
Com essa visão, a UCS oportuniza uma formação que, ao mesmo tempo, se ampara no seu conceituado corpo docente e na realidade dos mercados, formando profissionais com saberes moldados a atender as necessidades dos mais distintos campos de trabalho e oportunizando contato com uma ampla rede de profissionais, garantindo experiências e networking. Para acessar esse mundo, é simples. O vestibular UCS tem provas on-line todas as segundas e quintas-feiras, através do site ucs.br/vestibular. É a porta de entrada para acessar o mundo de conhecimento da UCS Bento.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Paula Larentis
Leonardo Lamachia é reeleito presidente da OAB/RS
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras