Demanda foi apresentada pelo prefeito em reunião no gabinete da Reitoria nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, com debate sobre possibilidades de parceria. Universidade tem expertise na oferta de serviços conectados ao planejamento urbano
A prefeitura de Arroio do Sal, representada pelo prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) e pelo secretário do Planejamento, Indústria e Comércio, Ranieri Antônio Pereira Braga, apresentou à Universidade de Caxias do Sul a demanda de revisão do plano diretor municipal em reunião no gabinete da Reitoria nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, quando foram debatidas possibilidades de parceria. Recebidos pelo reitor, professor Gelson Leonardo Rech, conheceram a dedicação institucional da UCS nesse segmento, com entregas relacionadas em diversos municípios.
O prefeito destacou a importância da participação da Universidade no processo de revisão do plano diretor, considerando a expertise e a credibilidade da Instituição. “A UCS é conceituada na região e muito lembrada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Este é o primeiro contato com a intenção de estabelecer uma parceria”, afirmou.
Uma equipe técnica multidisciplinar da Universidade vai elaborar a proposta para o projeto nos próximos meses. “A presença da UCS no Litoral Norte se conecta aos pedidos e ao carinho da comunidade”, destacou o reitor, reiterando o compromisso da Universidade com o desenvolvimento da região onde fortalece sua atuação. Atualmente, a Instituição conta com uma unidade em Torres que deve receber o status de campus até o final deste ano.
Planejamento Urbano e Ambiental
Os projetos no âmbito do planejamento urbano ocorrem no contexto da Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da UCS, programa de articulação regional e de atendimento a demandas municipais, na reunião representada por sua coordenadora, professora Maria do Carmo Quissini, e a partir da UNITE, unidade de inovação e desenvolvimento em Arquitetura e Urbanismo, representada pelo professor Carlos Eduardo Mesquita Pedone. A UNITE atua na revisão de planos diretores, elaboração de planos de mobilidade e regularização fundiária.
Na ocasião também esteve presente o professor Juliano Rodrigues Gimenez, diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS), que falou sobre outros trabalhos passíveis de desenvolvimento, como o Plano de Reparação e Conservação do Bioma Mata Atlântica e o Diagnóstico Socioambiental de Áreas de Preservação Permanente em Áreas Urbanas Consolidadas (para o qual a UCS tem metodologia própria). O ISAM também desenvolve planos de saneamento, de gestão integrada de resíduos sólidos e de gerenciamento de resíduos da construção civil.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Foto: Bruno Zulian
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves