Em 2024, mais de 11.500 alunos vão receber o material didático para a Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais
Nesta quinta-feira, dia 8, os 48 educandários da rede pública de ensino começaram a receber o material do SET Brasil para 2024. Mais de 11.500 alunos vão receber o material didático para a Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais promovendo a qualidade do ensino-aprendizagem. A ação é acompanhada e monitorada pela Secretária de Educação, Adriane Zorzi, pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Razia, pelas equipes diretoras dos educandários e pelo coordenador da área de transportes da Editora Moderna, Wagner Alves Pereira.
Desde 2022, a rede pública de ensino vive uma nova realidade pedagógica e de ensino. Para qualificar ainda mais o ensino da rede pública, sobretudo considerando as defasagens do período pandêmico, os mais de 10 mil alunos da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais passaram a receber o material padronizado didático do Sistema Set Brasil, da Editora Moderna. Ainda, o sistema possibilitou acesso a conteúdos e livros digitais, que complementam as aulas e engajam os estudantes, além de formação pedagógica direcionada a educadores, supervisores e gestores, tendo em vista ações de orientação, mobilização, acompanhamento e avaliação pedagógica.
Wagner Alves Pereira ressalta sobre a importância do material para vida escolar. “Estamos entregando um material de qualidade e sou muito orgulhoso de entregar educação. Não tem melhor produto para ser entregue no mundo do que a educação. A gente fica muito feliz com a cidade de Bento Gonçalves porque quando olhamos os índices de desenvolvimento de educação, a gente sabe que estamos fazendo parte disso e aqui tem um bom índice. De alguma forma, estamos fazendo parte desse processo tão importante para o país”.
A EMI Jardim Glória recebeu os materiais no fim da manhã desta quinta-feira, com o acompanhamento da diretora Ângela Valiatti e da supervisora pedagógica Cristiane Anderle Scotton Slongo. Atualmente, a escola está com 80 alunos. Ela destaca a boa acolhida do material em sua comunidade escolar.
“O material do SET Brasil chegou para somar. As professoras utilizam esse material na escola e as crianças também levam para casa para desenvolver algumas atividades com a família, o que considero importante. Após, o material retorna para a escola. As professoras seguem a BNCC e vão alinhando o conteúdo que estão trabalhando com o material. O retorno na nossa escola foi bem positivo. E acredito que os anos iniciais já vão sentir alguma diferença, pois saem da Educação Infantil familiarizados com o uso do material e, certamente, isso fará diferença na alfabetização”.
Para a professora de 1º ano da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, Rosângela Moroni Dal Magro, o material é um importante suporte para o educador. “Gosto da forma como o livro orienta o professor na exploração das atividades. Outro elemento importante que o material apresenta são as habilidades da BNCC desenvolvidas em cada atividade. Identifiquei-me muito com o livro de Português, pois segue a minha linha de pensamento como professora alfabetizadora. Tudo é contextualizado, sempre partindo de um gênero textual até chegar à análise das palavras e suas sílabas. O material do Set Brasil, aliado a outras atividades desenvolvidas, contribuiu para uma aprendizagem prazerosa e significativa. As crianças amam trabalhar com o material”.
A coordenadora pedagógica da SMED, Adriana Razia, elenca potencialidades que corroboram e justificam a eficiência do Set Brasil para o crescimento educacional do aluno e da rede. “A oferta de uma organização didática apoiada em concepções compartilhadas de criança, de aprendizagem e currículo, bem como a promoção da intencionalidade pedagógica, permitem ao educador analisar, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promoverão o desenvolvimento pleno das crianças. Ainda, o material promove o alinhamento entre as práticas das escolas, fornecendo um norte para toda rede, mobilizando, organizando e avaliando o aprendizado no cotidiano escolar”, destaca.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca esse cuidado com o futuro das crianças e adolescentes da rede pública de ensino. “Hoje é um dia muito especial para nós. Estamos recebendo novamente a entrega do material SET Brasil, sistema de ensino adotado em nossa rede. A importância desse investimento é o desenvolvimento da educação, a melhoria dos resultados e aprendizagens significativas para as nossas crianças.”
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Vet Day da UCS promove feira de adoção de cães no próximo domingo, dia 26
Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado
Defender a vida sempre: CNBB manifesta preocupação com decisões judiciais sobre o aborto