Mostra fica em exibição até o dia 29 de fevereiro
Até 29 de fevereiro, a Fundação Casa das Artes recebe a exposição “Havia um murmúrio nos parreirais”, do artista plástico Sergio Renato Santos Dutra. A mostra traz um universo artístico com um olhar único em relação a um dos símbolos de Bento Gonçalves: a parreira. A relação do artista plástico com a natureza é universal. Seja para buscar inspiração e retratar em suas obras. Esse processo sempre esteve presente e continua sendo uma fonte inspiradora de diversas obras como bem demonstra “Havia um murmúrio nos parreirais”.
Sergio traz uma série de galhos de videira de onde surgem formas e seres do mundo fantástico e, por outras vezes, em diálogo com a realidade. São sentimentos, ações, criaturas míticas e fictícias que ganham “vida” por meio do olhar de Sergio, como se fosse uma cosmogonia particular e original, trazidas de percepções múltiplas e fantásticas.
Assim, pode-se destacar obras como Camelo Serpente”, certificado pela Pinacoteca do Luxemburgo Art Prize no ano de 2023, e “Gaza”, que mostra o pavor vivenciado por uma população bombardeada dia e noite e tem como tema principal a dor no semblante, o desespero, a agonia de um povo.
O aertista tras tambem algumas pinturas nesta mostra. Destacam-se “O Casulo” e “As Criaturas de Horosck”, que foram certificadas pelo concurso do Luxemburgo Art Prize, em 2021,
Os trabalhos com os galhos de videiras, iniciaram em março de 2023, como relata Sergio, “ao pegar um galho para fazer um artesanato, fui capturado pelas formas, cores e pelo fantástico mundo escondido em anos de contorções e proezas das videiras. A primeira peça produzida foi nomeada de Ôgro. Me fascina a magia das formas que se revelam e a sua multi facetaria, onde são revelados desde criaturas exóticas e míticas até o universo do sentimento e postural. A criatura Gaza representa a dor, o pavor de um povo sendo dizimado por bombardeio aéreo cotidiano”.
O artista plástico Sergio Renatos Santos Dutra é associado da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves.
Serviço
O que: “Havia um murmúrio nos parreirais”, do artista plástico Sergio Renato Santos Dutra
Período: até 29 de fevereiro
Horário: das 8h às 20h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Fundação Casa das Artes
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves