As consultas médicas de pediatras ocorrem todos os dias a partir das 17:30 e têm por objetivo agilizar o serviço para a comunidade
Uma saúde de qualidade e para todos têm sido um dos objetivos do Governo Municipal. Com o propósito de possibilitar que a comunidade ganhasse novas alternativas de horários nas unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria de Saúde (SMS), em julho do último ano, iniciou os atendimentos pediátricos no turno vespertino na Unidade Básica de Saúde (UBS), de São Roque. Com isso desafogou o fluxo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), possibilitando que a comunidade tivesse uma nova alternativa para realizarem atendimentos. De julho de 2023 e 26 de janeiro deste ano já foram realizadas 2.017 consultas.
Um dos pontos destacados de quem utiliza a unidade de saúde é referente a agilidade dos atendimentos. Clarete Lavandoski costuma, sempre que necessita, levar seu filho de 4 anos para ser atendido no espaço. “Desde que abriu os atendimentos nesse turno vim sempre aqui, porque é mais prático, cômodo, e o atendimento é mais rápido. Geralmente, no máximo em 30 minutos sou atendida. É uma opção que ficou perfeita”.
Ao longo dos últimos anos o município recebeu diferentes comunidades de imigrantes, diversificando ainda mais o quadro populacional. A venezuelana Jade Rodriguez faz parte desse grupo, e é uma das frequentadoras da UBS São Roque. “Sempre que ocorre alguma emergência venho com os meus filhos e não tenho do que reclamar. Sempre foi muito tranquilo, com médicos bem atenciosos”.
Lorena Veslasquez, também natural da Venezuela, e que escolheu Bento para viver, destacou que “o atendimento aqui foi sempre bom, rápido, com profissionais sempre atenciosos comigo e meu filho”.
A médica pediatra Anna Júlia Pimentel e Silva, que atua na unidade, chega a ter uma média de 15 atendimentos por plantão. “Eu vejo que esses atendimentos têm facilitado muito a vida da população no bairro, porque facilita para comunidade num horário que estão justamente saindo do serviço. A abertura desse horário facilitou muito os atendimentos. Por conta do deslocamento alguns pacientes relatam que houve melhora nos atendimentos, também fazendo com que não necessitem se deslocar até a UPA do Botafogo”.
O secretário de Saúde Gilberto Junior comentou que “neste período foi possível observar como o implemento dos atendimentos pediátricos no vespertino passaram a facilitar a vida da população que frequenta a UBS. Sem dúvidas foi um ganho para a comunidade, que passa a ter essa opção de acesso a um atendimento rápido e de qualidade. Os números evidenciam ainda mais essa questão”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves