Secretário Evandro Soares é eleito delegado estadual para 4ª Conferência Nacional de Cultura

A museóloga Deise Formolo também representará o município, tendo sido eleita no Encontro Setorial de Museus

O Secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, Evandro Soares, foi eleito para compor a participação do Rio Grande do Sul na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorre em Brasília, de 04 a 08 de março. A eleição de Soares, representando membros do poder público, ocorreu na sexta-feira, 26 de janeiro, durante o segundo e último dia de realização da 6ª Conferência Estadual de Cultura (CEC), ocorrida no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre, que teve organização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Bento Gonçalves contará ainda com a participação na CNC da museóloga Deise Formolo que já havia sido eleita no Encontro Setorial de Museus.

O Secretário de Cultura de Bento Gonçalves também foi membro da Comissão Organizadora da CEC. Participaram do evento, representando o Bento Gonçalves, os delegados municipais eleitos na 3ª Conferência Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, sendo Elisa Lentes, Cristine Tedesco e Ivete Todeschini, eleitas para representação da Sociedade Civil; Cristiane Bertoco eleita para representação do Poder Público, Daniela Sandrin Copat, presidente e indicada pelo Conselho Municipal de Política Cultural; além da museóloga Deise Formolo e o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

“Ter sido eleito é uma honra e um compromisso muito grande poder representar o município de Bento Gonçalves e o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Cultura. Uma conferência é o principal mecanismo democrático para debate e apresentação de propostas para o desenvolvimento do setor cultural através da construção de políticas públicas”, destaca o Secretário de Cultura, Evandro Soares.

A 6ª Conferência Estadual de Cultura teve sua programação dividida em dois dias, sendo o primeiro dia de programação preenchido com palestras sobre temas como o Plano Nacional de Cultura, Diversidade, Cultura de Paz, Desenvolvimento Sustentável, entre outros. No segundo dia, houve debate sobre os eixos temáticos elencados pelo Ministério da Cultura e também eleição das propostas do Rio Grande do Sul para Cultura que serão levadas e defendidas em Brasília para compor o Plano Nacional de Cultura.

A CNC tem o tema norteador “Democracia e Direito à Cultura”, que provoca o debate para o aperfeiçoamento do Setor Cultural nacional a partir de 6 eixos temáticos de debate que são: 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de cultura; 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Na CEC foram eleitos os demais membros da Sociedade Civil (19 representantes) e do Poder Público (10 representantes) que farão parte da delegação Estadual que está presente na CNC. O Secretário de Cultura Evandro Soares recentemente também reassumiu a presidência do Conselho de Dirigentes Municipais do RS – Codic/FAMURS e é represente titular do Codic na Associação de Municípios da Encosta Superior Nordeste – Amesne.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Divulgação/SECULT

error: Conteúdo Protegido