As ações das equipes na reserva são realizadas periodicamente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM), através da equipe de Educação Ambiental, tem trabalhado forte em ações diárias, com foco na preservação do meio ambiente. Ao longo desta semana as equipes estão realizando atividades de sensibilizações por ruas e bairros do município. A ação é rotineira, e visa conscientizar a comunidade acerca da correta separação do lixo, e o cuidado necessário que é preciso ter para garantir a preservação do meio ambiente.
A preservação do meio ambiente é também trabalhada semanalmente com o monitoramento da reserva biológica Dárvin João Geremia, em que a equipe da Educação Ambiental visita o local, fazendo estudos e vistoriando a zona, com o objetivo de assegurar os cuidados com a fauna e flora do espaço.
Thais de Carvalho atua no setor e faz parte da equipe que realiza o trabalho de monitoramento da reserva. “A preservação de unidades de conservação é uma declaração de responsabilidade com as futuras gerações. É preciso dizer que ao proteger essas áreas, estamos garantindo que nossos filhos e netos possam desfrutar da beleza e dos benefícios da natureza, assim como nós temos a sorte de fazer hoje. É um hábito de trabalho que mantemos de forma rotineira para assegurar as belezas naturais da região”.
Projeto Trilhas
No espaço de mata nativa a equipe trabalha com o Projeto Trilhas, em que crianças e jovens estudantes visitam o espaço para um estudo sobre a fauna e flora do local. As visitas são guiadas pelas agentes da SMMAM, que, além de explicarem sobre as espécies de plantas e animais, contam a história também sobre a criação da reserva. A atividade é aberta também à comunidade e tem por objetivo conscientizar a população acerca da importância de manter o equilíbrio e conservação do meio ambiente.
Outros projetos voltados à natureza
Eu Jogo Limpo com Bento traz um enfoque na questão de descarte dos resíduos. O projeto busca estimular a população a realizar ações cotidianas que beneficiem o próprio cidadão e a comunidade, tendo atitudes coerentes com a legislação sobre o assunto e com o próximo.
Assim, nas intervenções junto às escolas são realizadas palestras, visitas técnicas, na Central de Triagem e Transbordo, jogo e material informativo/lúdico que retoma os assuntos abordados, indicado para turmas a partir do 4º ano e com o máximo de 30 alunos. As palestras também são ofertadas para as empresas e associações de bairros.
O Viva a Natureza proporciona sensibilização ambiental para o público infantil e infanto-juvenil através do lúdico, contemplando público local e regional. São oportunizadas à comunidade e comunidade escolar hora do conto, indicado para as séries inicias.
Para solicitar os projetos do Setor de Educação Ambiental, é preciso entrar em contado pelo e-mail meioambiente@bentogoncalves.rs.gov.br solicitando os mesmos. Dúvidas pelo telefone 3055-7214 com o setor de Educação Ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMMAM/Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves