Retorno das EMIs marca período de acolhimento

Rede pública de ensino conta com mais de 1600 alunos em 24 educandários

O ano letivo para a Etapa Creche já começou. Nesta quarta-feira (24), as 24 Escolas Municipais Infantis (EMIs) estão acolhendo os mais de 1600 na rede pública de ensino nas etapas Berçário I e II e Maternal I e II. Antes, os educandários foram abertos nos dias 22 e 23 de janeiro para o início dos atendimentos, organização e higienização dos espaços. Esse retorno marca um fator importante de adaptação dos pequenos após o período de férias.

A EMI Recanto dos Beija-Flores foi uma das primeiras escolas de Educação Infantil e atua desde 1986. A diretora Angéli Cettolin comenta que o retorno está sendo de forma tranquila. “Queremos que as crianças iniciem o ano de 2024 de maneira leve, descontraída, que se sintam bem no ambiente da escola. E realmente as crianças chegaram com toda a vontade de estar na escola. A grande maioria chegou com alegria. Acolhemos com todo amor e carinho, conversando com os pais, com as famílias, para que se reconectem com a escola após o período de férias”.

A diretora da EMI Criança Feliz, Jamiele Flamia, comenta que as atividades no dia iniciou no dia 22 de janeiro, com atendimento ao público. Em seguida, iniciou o atendimento às crianças que já frequentavam a escola no ano anterior, em período de acolhimento.  Ela ressalta sobre esse período essencial para o início da vida escolar.

“As crianças iniciam as atividades num período de acolhimento, que se faz necessário, pois através dele é que se fortalecem os laços afetivos, de parceria e confiança entre família e escola. Neste período, as crianças são inseridas num ambiente acolhedor e seguro, de escuta e de trocas. Neste momento tudo, se torna novo: as educadoras, sala de aula. A intencionalidade é de que criemos bons vínculos afetivos, onde nossos pequenos possam interagir e explorar o ambiente com autonomia. Que tenhamos um 2024 incrível!”.

A EMI Doce Infância hoje está toda remodelada com espaço externo com brinquedos e sala dos professores para melhor atender as crianças de 0 a 4 anos de idade. No dia 24 de janeiro, o educandário recebeu as crianças de Maternais, fazendo o acolhimento (adaptação) em ambos turnos. Na semana que vem, vai ser com os Berçários, chegando ao fim da semana atendendo a todos em horário normal.

A diretora Helena Borsato comenta sobre o retorno.  “A equipe da escola voltou com expectativa de um ano tranquilo e Doce – como o nome de nossa escola. Deixaram as salas de aula, demais ambientes da escola e brinquedos, limpos e organizados. Tudo foi feito com carinho, pensando em nossas crianças, no seu bem-estar e para melhor acolhê-las. As professoras retornarão nos próximos dias, onde vamos organizar as propostas e projetos de 2024, com apoio da Secretaria de Educação. A rotina vai acontecendo no passar dos dias, com o retorno de todos, respeitando o acolhimento de forma tranquila por parte das crianças e suas famílias”.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, expressa suas boas-vindas para o ano de 2024 e ressalta a importância sobre esse período de acolhimento. “Nossas crianças estão retornando e sendo acolhidas com todo o cuidado e carinho pelas equipes. As escolas foram organizadas e preparas pelas equipes para que nossos pequenos possam iniciar o ano com tranquilidade e os pais se sintam seguros.”

Sobre as inscrições a Secretaria de Educação informa que:
A Secretaria está realizando os ajustes da etapa de creche. Até final de fevereiro os alunos dentro dos critérios serão encaminhados.

Posteriormente atenderá as vagas de pré-escola e fundamental, uma vez que as aulas iniciam em 26 de fevereiro.

Os pais que fizeram a inscrição na segunda etapa devem aguardar o contato da  Secretaria.

As listas com os nomes dos alunos estão disponíveis no https://bentogoncalves.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/publicacoes

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido