Colônia de Férias iniciou nesta segunda-feira nos seis Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

São diversas oficinas para crianças e adolescentes como Capoeira, Pisa da Uva, Dança, Ginástica e Expressão Corporal, entre outras

Nesta segunda-feira (22), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão recebendo a Colônia de Férias promovida pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). A culminância dessa semana de atividades ocorre na sexta-feira (26), no Estádio da Montanha dos Vinhedos a partir das 13h.

A Colônia de Férias tem como objetivo o acolhimento e a integração aos seis Serviços que o município dispõem que são na AABB, Sest/Senat, Toquinha da Amizade, Carrossel da Esperança, Balão Mágico e CECI. Dessa forma, a Colônia proporciona às crianças e adolescentes um universo cultural, artístico e recreativo onde são desenvolvidas atividades para a mente, o físico, a socialização, a coordenação motora, abrindo um leque de possibilidades potenciais para a vida. A Colônia de Férias tem como programação de oficinas de Yoga, Dança, Capoeira, Ginástica e Expressão Corporal, entre outras.

A coordenadora Letícia Cemin fala sobre como foi estruturado a Colônia de Férias. “Buscamos profissionais parceiros para estar disponibilizando atividades diferenciadas. Todo o dia da semana tem um profissional diferente em cada Serviço. Além desses profissionais, temos a equipe dos educadores que se programaram para estarem auxiliando, acompanhando e fazendo mais atividades para completar o tempo da tarde. No primeiro dia, a gente conseguiu atingir os objetivos de acolher as crianças e adolescentes com atividades que expressam cultura, lazer, turismo, como é a atividade de Pisa da Uva”.

Luan Lucas de Barba, professor da Oficina de Capoeira, destaca sobre o incentivo deste patrimônio cultural imaterial dentro das atividades. “A capoeira, na Colônia de Férias dos SCFVs, vem de uma forma descontraída, levar um esporte Nacional, que também é parte da nossa cultura. A Roda de Capoeira foi tombada como patrimônio histórico e imaterial da humanidade, daí a importância de levar até as crianças e adolescentes do serviço este esporte/cultura nacional, para que eles possam conhecer e também aprender um pouco mais sobre nossa cultura”.

Sandro Giordani, daTrentino Promozioni e Circolo Trentino di Bento Gonçalves, contextualiza  sobre o início da atividade, recordando do passado, das origens e dificuldades que levaram o imigrante a abandonar o velho mundo em busca de oportunidade e para manter a família viva. Após, é realizada a pisa das uvas, um dos símbolos da Cultura Italiana. “Muito importante passar a atual geração um pouco da sagra dei nostri nonni, para que saibam que hoje vivemos melhor pois muitos se esforçaram e se sacrificaram no passado. A história da imigração e a Pisa das Uvas retrata bem o nosso passado e busca passar as novas gerações e visitantes um pouco de nossa história”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido