Prefeitura de Santa Tereza emite comunicado após fiscalização em balsa

A Prefeitura de Santa Tereza emitiu um comuncad0 nas últimas horas, após a Patram de Estrela juntamente com uma equipe da FEPAM de Porto Alegre, realizar a Operação Força Total, onde efetuou fiscalização a balsa, proveniente de São Jerônimo, que está percorrendo as águas do Rio Taquari com destino as cidades de São Valentim do Sul e Santa Teresa.
A balsa encontra-se parada no Rio Taquari, no município de Colinas, na divisa com Arroio do Meio e durante a sua fiscalização, foi constatado que utilizava uma retroescavadeira para auxiliar sua passagem nos trechos mais críticos do rio, vindo a interferir na reprodução dos peixes que sobem o leito do Rio e, que encontram-se em período de defeso, além de não possuir licença ou autorização dos órgãos competentes para intervenção no Rio. Diante dos fatos, foi confeccionado Termo Circunstanciado aos responsáveis.
Confira o comunicado:
Tendo em vista as notícias divulgadas por alguns meios de comunicação, relativas ao deslocamento da balsa que fará a travessia do Rio Taquari entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, a administração municipal buscou informações junto à empresa responsável, vencedora do processo licitatório realizado pelo ESTADO.
Segundo os relatos, de fato, ocorreu a vistoria por parte da PATRAM e da FEPAM, motivada por uma denúncia de que a máquina que acompanha a balsa estaria removendo pedras do rio. A operação não ocasionará a interrupção do deslocamento, tendo em vista que não foram encontradas irregularidades e assim que o nível do rio possibilitar, o equipamento seguirá seu trajeto.
O município não tem responsabilidade alguma sobre a contratação da empresa que opera a balsa, muito pelo contrário, no momento mais crítico de sua história, investiu recursos para viabilizar o acesso dos veículos até o local de embarque e desembarque. A instalação da balsa é uma solução paliativa, mas torcemos para que ela possa entrar em operação de forma breve, tendo em vista a grande importância dessa travessia para toda a região.
Central de Jornalismo Difusora
error: Conteúdo Protegido