IPURB: instituto opera trabalhando com 100% dos processos no formato digital

Somente em 2023 foram gerados 4.215 processos neste formato, representando quase o dobro de 2022, que teve 2.681 processos abertos

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), conta hoje com 100% dos arquivos no formato digital. A implantação do sistema ganhou força em 2022, e no último ano foi finalizada a implantação, agilizando ainda mais os trabalhos das equipes. Somente em 2023 foram abertos 4.215 processos dessa natureza, quase o dobro do ano anterior, que teve 2.681 processos iniciados. Atualmente a média é de 350 processos digitais (de diferentes segmentos), abertos mensalmente.

A arquiteta Rafaella Sebben, comentou sobre a agilidade deste novo formato e destacou também que “já estamos emitindo a Carta de Habitação de forma eletrônica, facilitando a entrega ao requerente. O nosso próximo passo é não solicitar mais as vias finais impressas dos alvarás, e que possamos, como a Carta de Habitação, disponibilizar de forma digital para poder auxiliar o requerente”.

A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti, também destacou sobre a migração dos processos físicos para o digital. “O principal ponto de importância é que o contribuinte tem maior facilidade de chegar no IPURB. Hoje ele abre o processo em casa, fazendo uma interlocução melhor entre prefeitura, IPURB e contribuinte, sem contar que temos uma economia de aproximadamente 80%, quando comparado com a utilização de papel”.

Manual de abertura dos processos digitais do IPURB

1° Acesse o site da Prefeitura de Bento Gonçalves através do link (https://bentogoncalves.atende.net/cidadao). Na aba inferior a direita está o nosso Auto Atendimento. Caso você já possua cadastro, insira seu número de CPF ou CNPJ e a senha, ou também entre com seu usuário do sistema Gov.br. Se não possuir nenhum cadastro, clique no campo cadastre-se e siga todos os passos.

2° As próximas telas é referente como você deve realizar o seu cadastro. Clique no Acessar.

3° E na sequência, no campo Prosseguir.

4° Nesta tela, você deverá selecionar o Serviços do Portal do Cidadão e preencher todos os dados requerido.

5° Concluída está etapa, verifique a sua caixa de entrada do e-mail cadastrado, pois será enviado um e-mail de confirmação. Neste e-mail estará um link que deve ser acessado para a confirmação do cadastro. Após está etapa aguarde a liberação do setor responsável que pode demorar de um a dois dias.

6° Após a criação do cadastro, retornara à aba do Auto Atendimento, e selecione a opção de Abertura de Processo Digital, localizada na coluna a esquerda.

7° Clique no ícone Acessar, na parte inferior da tela.

8° Na tela da Abertura de Processo Digital, selecione, obrigatoriamente, como Assunto: IPURB – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e no Subassunto, selecione o requerimento que deseja abrir. Após preenche a Descrição do Subassunto e anexe toda a documentação obrigatória que aparecerá para cada Subassunto. Se todos os documentos obrigatórios não forem anexados, o processo não será aberto.

9° Alguns Subassuntos geram taxas. Nesta situação, aparecerá uma tela pedindo se deseja realizar o pagamento tributário. Selecione a opção sim e altere a data de vencimento, se necessário.

10° Clique em confirmar. Pronto, seu processo está aberto no IPURB.

O IPURB está localizado no Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 2.

Atendimento

Atendimento protocolo: segunda a sexta das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
Plantão fiscalização (somente finais de semana): 9 9139-6600
Telefone e whatsapp: (54) 3055-7188
Ipurb@bentogoncalves.rs.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido