Perto de formar 1 mil Sommeliers, associação vem se consolidando como uma influente articuladora setorial no Rio Grande do Sul
A seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) formou 996 profissionais oriundos de todo o Brasil formados nas modalidades online e presencial ao longo de quase uma década de existência, sendo 642 apenas nos últimos três anos, durante a atual gestão. Entre os alunos aprovados está o primeiro Sommelier deficiente visual da instituição. Atualmente, a entidade conta com mais de 250 alunos ativos nas formações de diferentes níveis. Os 530 associados podem assistir masterclasses exclusivas quinzenais, além das dezenas de milhares de amantes do vinho que acompanham as aulas gratuitas oferecidas em mais de 200 aulas disponibilizadas continuamente no canal do YouTube da ABS-RS. Ao se tornar sócio da entidade, os interessados podem, ainda, ter o benefício de obterem descontos em vinícolas e lojas especializadas, por exemplo, além de conseguirem valores diferenciados para as formações oferecidas pela ABS-RS. Isso é possível graças aos princípios da ABS-RS, instituição sem fins lucrativos, que reverte todos os recursos em favor dos associados.
Além de disseminar o conhecimento de forma acessível através do seu quadro de professores altamente qualificados, a ABS-RS também estabeleceu nos últimos três anos a realização do Concurso de Melhor Sommelier do estado. Um dos pontos altos de 2022 foi a realização da final do Concurso de Melhor Sommelier do país onde a ABS-RS, juntamente com seus parceiros e apoiadores locais, foi a responsável por organizar todo o evento em parceria com a ABS-Brasil. Pela primeira vez o Rio Grande do Sul sediou o certame nacional. Wallace Gonçalves Neves foi eleito o melhor Sommelier na ocasião, fato que o promoveu a ser um dos 16 comentaristas da 30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), numa parceria inédita entre entidades máximas das profissões mais emblemáticas do vinho.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos as colegas diretoras e aos colegas diretores pelo excepcional trabalho realizado ao longo desta gestão. Juntos, consolidamos a ABS-RS como uma importante articuladora setorial, promovendo de forma consistente a cultura do vinho e valorizando a profissão do Sommelier”, exalta Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS. Ele ainda faz questão de evidenciar o papel da liderança exercida pela associação ao incentivar vinícolas e empresas a participarem das duas edições do leilão beneficente. As mais de duas dezenas de lotes dos vinhos que ganharam o nome de Chimas Corte Singular 1 e 2, ambos elaborados sob a curadoria da ABS-RS, resultaram em uma arrecadação total de quase R$ 80 mil que foram destinados para o projeto Mão Amiga, de Caxias do Sul, e para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA-RS). Todo o trabalho foi feito de forma voluntária por cada uma das empresas e profissionais que participaram das diferentes fases do processo.
Outro trabalho social promovido pela ABS-RS é o oferecimento de bolsas de estudo em seus cursos para profissionais que não tenham condições financeiras de arcar com o investimento da formação. “Damos essa oportunidade aos interessados, de modo que o curso tenha realmente impacto na vida das pessoas, tanto do ponto de vista de sua carreira pessoal, como socialmente”, sintetiza Marcelo Vargas, vice-presidente da ABS-RS. As bolsas são oferecidas na modalidade online do curso de Sommelier Profissional. Elas são parciais ou integrais e condicionadas a um aproveitamento mínimo nas provas do curso. Os requisitos para se candidatar é morar no Rio Grande do Sul e atuar no setor de alimentos e bebidas.
Com o propósito de dar voz aos profissionais da área, a associação também promoveu nos últimos três anos a Jornada do Sommelier. Em sua primeira edição, ainda de modo online, em razão da pandemia de Covid-19, a ABS-RS debateu o futuro da profissão com nomes de peso, como o Sommelier belga William Wouters, presidente da Association de la Sommellerie Internationale (ASI); Danio Braga, fundador e atual presidente da ABS-Brasil; e Jorge Lucki, colunista do jornal Valor Econômico e também comentarista da CBN. No ano seguinte, já no formato híbrido, Renato Neves, melhor Sommelier do Brasil em 2021, falou da profissão, do mercado e oportunidades. O debate teve ainda a presença do pesquisador Rogério Dardeau, de Suzana Barelli, jornalista do jornal O Estado de São Paulo, e de Gontijo Jordan Pinto, então diretor comercial da Moët Hennessy do Brasil.
Em 2023, a terceira edição da Jornada do Sommelier trouxe ao centro do debate assuntos como governança, compliance e ESG, alçados à pauta nacional em razão de vinícolas da contratação de funcionários por meio de trabalho análogo à escravidão. Representantes brasileiros e estrangeiros apresentaram projetos que estão sendo desenvolvidos e metas para os próximos anos dentro da pauta ESG. Erica Taylor, diretora geral da Associação dos Sommeliers da África do Sul, fez um resgate histórico da vitivinicultura do país. Ela destacou as certificações que ajudam a conciliar os cuidados com o meio ambiente associadas ao foco na produção de vinhos de alta gama. Já Lucia Bentancor de León, inspetora do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (Inavi), mostrou de que forma o país vizinho vem trabalhando no fomento à produção sustentável desde 2018. O Uruguai deverá certificar todas as vinícolas até o final deste ano.
O evento também contou com uma feira de vinhos, que foi um sucesso na edição de 2022. O público presente degustou vinhos especiais de vinícolas, lojas e importadoras acompanhados por harmonizações (finger foods) com a curadoria do Spa do Vinho. A ABS-RS também tem sido a responsável pela organização das palestras sobre vinhos na Wine South America (WSA), a maior feira do gênero da América Latina, promovida pela Milanez e Milaneze. Tantas iniciativas têm atraído o engajamento de empresas da cadeia vinícola. Atualmente são mais de 20 companhias que são associadas jurídicas da entidade. “Ficamos extremamente gratificados ao receber esse voto de confiança de tantas vinícolas e empresas que foram – e continuam sendo – determinantes para o desenvolvimento da cadeia da uva e do vinho”, enaltece Vargas. “Esse fato nos incentiva a trabalharmos ainda mais fortemente disseminando o serviço dessa bebida, através do ensino de alta qualidade, traço que marcou a ABS-RS desde seu nascimento há nove anos”, completa Kunz.
A gestão 2021-2023 da ABS-RS colheu outras importantes conquistas. O aprimoramento dos professores em missões técnicas no Brasil e no exterior, além de formações específicas na área vinícola e da viticultura, ajudou a qualificar o quadro de docentes da associação. O grupo visitou importantes regiões produtoras, como Borgonha, na França, além de Austrália e Nova Zelândia, a Serra da Mantiqueira e o Vale do São Francisco, no Brasil. Os educadores também buscaram se aperfeiçoar em formações específicas em Bordeaux, no Porto, na Itália e no Leste Europeu, por exemplo. A ABS-RS também passou a ter uma nova sede, agora no Bairro São Bento, área central de Bento Gonçalves. A estrutura conta com uma sala de aula com capacidade para até 12 alunos. A instituição do código de ética e conduta será outro legado. O documento, que é fruto de dois anos de pesquisa e busca de referências no campo do ensino e do ramo de alimentos e bebidas, enumera direitos e deveres de fornecedores, políticas de consumo responsável e resoluções para possíveis conflitos de interesse, entre outros temas. A partir de 2024 a ABS-RS também terá uma ouvidoria que zelará pelo cumprimento do código de ética e que será um canal de comunicação aberto e transparente com todos os públicos atingidos direta e indiretamente pela entidade. “Dada a sua vocação educacional, as disposições tratadas no código estão intimamente ligadas ao compromisso da ABS-RS em formar pessoas éticas, capazes de pensar criticamente e influenciar positivamente a sociedade”, sintetiza Kunz. A entidade também implementou um sistema de gestão completo e lançará um novo site que entrará no ar a partir de fevereiro. O portal terá identidade visual moderna e várias funcionalidades, como a integração com o sistema de gestão e o acesso dos alunos à área de cursos online, por exemplo.
—
Marcos GracianiDiretor Secretário – Relações com Imprensa ABS-RS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves