Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, obra integra questões de patrimônio cultural com acessibilidade e é organizado por Cristine Tedesco com curadoria de Micael Biasin
A publicação do catálogo “Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos” é a última ação do projeto da historiadora e produtora cultural Cristine Tedesco, com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
O catálogo apresenta documentos antigos, fotografias, objetos históricos e obras artísticas, higienizados e submetidos às técnicas e métodos para preservação e conservação, por meio das oficinas formadoras do projeto, realizadas no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves, com total de 50 horas de duração. As oficinas foram ministradas por Cristine Tedesco, Fernando Pozzer, Juliane Cescon, Sabrina de Lima Greselle e Sandro Giordani. A montagem da exposição contou com curadoria de Micael Biasin.
A programação da exposição e o catálogo enfatizam as tecnologias para salvaguarda de fontes históricas documentais e visuais, em suportes bidimensionais e tridimensionais, com uso de audiodescrição para acesso digital ao conteúdo, oportunizando acessibilidade às pessoas com deficiência visual. As audiodescrições estão disponíveis no catálogo e também podem ser acessadas com tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=YWdMJm1kPKU
Além disso, foi produzido um documentário sobre práticas de preservação, com duração de 30 minutos, para ser exibido no percurso expositivo, com legendas e tradução em LIBRAS, material disponibilizado, de forma permanente, no site do Museu do Imigrante e no canal da historiadora Cristine Tedesco, no Youtube. Dessa forma, o projeto contribuiu para tornar o conteúdo acessível a um público mais amplo, incluindo pessoas surdas. O documentário está disponível por meio do link: https://youtu.be/O9XXJrbiK-U
Catálogo “Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos”
O catálogo disponibiliza textos que apresentam diretrizes para percursos expositivos com tecnologias de acessibilidade e orientações sobre conservação de acervos. No primeiro capítulo do catálogo, a historiadora Sabrina de Lima Greselle discute caminhos e possibilidades para salvaguarda de bens culturais e construção de exposições com acessibilidade.
Já no segundo capítulo, de autoria de Fernando Pozzer, conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados, apresenta os principais métodos para a conservação preventiva, destacando noções básicas de higienização e acondicionamento de acervos tridimensionais.
O terceiro capítulo, da historiadora e Doutora em História Cristine Tedesco, discorre sobre os percursos do projeto, apresenta a programação das oficinas e aponta desdobramentos para novos projetos culturais que reconheçam a diversidade da cultura e sua preservação com acessibilidade.
O quarto e último capítulo exibe fotografias de grande parte dos itens higienizados durante as oficinas do bloco prático do projeto.
O catálogo é organizado por Cristine Tedesco, com curadoria de Micael Biasin e pode ser acessado gratuitamente por meio do link:
https://drive.google.com/file/d/1bBrLaHwPJ2a48VIF1TbC7lGfLatlihNu/view?usp=drive_link
Informações: projeto cultural “Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos”
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves