488,9 mil veículos passaram pelas praças de pedágio nos cinco dias da operação
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio da Gerência Operacional (Goper), divulgou o balanço das ações no feriado de Ano-Novo nas rodovias estaduais administradas. Conforme o levantamento, 488,9 mil veículos passaram pelas dez praças de pedágio da EGR entre sexta (29.12) e terça-feira (02.01). O total é 4,4 mil menor em comparação com o feriado do ano passado e 10,6 mil abaixo da previsão inicial.
A rodovia com maior tráfego foi a ERS-040, uma das principais vias que liga a Região Metropolitana da Capital ao Litoral Norte, com 127,8 mil veículos se deslocando pelo pedágio em Viamão. Na ERS-239, estrada que liga a Região Metropolitana da Capital, os vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, o Litoral e a Serra, foram 80 mil usuários circulando pela praça de pedágio, em Campo Bom.
Outra rodovia bastante movimentada foi a ERS-474, entre a ERS-239 e a BR-290, interligando os vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, Serra e Hortênsias ao Litoral Norte, com 65,9 mil veículos cruzando o pedágio em Santo Antônio da Patrulha.
Já nas rodovias pelas quais circulam turistas e visitantes em direção à Serra Gaúcha e região das Hortênsias, foram 32,6 mil veículos pela ERS-235, na praça de pedágio de Gramado, 28,5 mil veículos no pedágio de São Francisco de Paula e 47,5 mil na ERS-115, em Três Coroas. Na RSC-453, em Boa Vista do Sul, o fluxo foi 10% superior ao mesmo período registrado no ano passado.
No âmbito dos serviços de resgate e socorro médico 24 horas por meio das ambulâncias, a Transul Emergências Médicas prestou 34 socorros médicos. No mesmo período, houve 121 atendimentos realizados pelos guinchos. Entre as atividades de maior demanda, destaca-se o atendimento a veículos que apresentaram problemas mecânicos. Por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR, foram atendidas 835 ligações de usuários solicitando serviços e informações.
Para o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, as medidas adotadas durante esse período foram fundamentais para receber o grande fluxo de veículos que transitaram pelas rodovias gaúchas. “Ações como o fortalecimento das equipes próprias e terceirizadas, juntamente com o reforço do grupo de trabalho, somada à expertise da EGR, foram essenciais para dar suporte e agilidade no atendimento aos condutores, facilitando a mobilidade dos usuários”.
Serviços da EGR nas rodovias:
Serviço de Ambulância: Os serviços de ambulâncias abrangem 630 km de rodovias em 10 praças de pedágio. As equipes prestam resgate e socorro médico 24 horas por dia. O trabalho fica a cargo da Transul Emergências Médicas. Para acionar o serviço, disque 0800 0090 192.
Guinchos nas rodovias: Neste período de grande fluxo nas estradas, os guinchos para atendimento poderão ser acionados pelo telefone 0800 648 3903. A EGR também mantém convênio com bombeiros voluntários de vários municípios.
Estrutura de parada e atendimento: Em todas as rodovias, a EGR oferece estrutura com sala de atendimento, sanitários e fraldário para gerar mais conforto para as famílias. Caso precise utilizar, procure pela equipe da EGR e faça uma boa viagem.
Tráfego em Tempo Real: Para o motorista ficar bem informado, a EGR disponibiliza um serviço para o acompanhamento do tráfego de veículos nas praças de pedágio em tempo real. Para acessar, basta clicar no link https://www.egr.rs.gov.br/em-tempo-real
Fonte: EGR
Foto: Raphael Nunes/EGR.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor