Média de acessos é de mais de 16,2 mil por mês e mais de 625 conteúdos disponibilizados no portal, além dos vídeos e materiais de comunicação que são publicados nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube
Lançado em dezembro de 2021, o site da Diocese de Caxias do Sul registrou 195,5 mil acessos desde o dia 1º de janeiro até esta quinta-feira, 28 de dezembro de 2023. O portal é o ponto inicial de um projeto para tornar mais efetiva a comunicação no âmbito eclesial, sendo composto por hotsites voltados à evangelização da juventude, às vocações, à Pastoral Familiar, à Liturgia e também à Iniciação à Vida Cristã.
Com uma média de mais de 16,2 mil acessos por mês ao longo do ano, 57,8% (113 mil) são novos usuários. E um número bastante interessante: 82,3% (160,9 mil) dos visitantes se conectaram com o site da Diocese por meio de seus smartphones ou dispositivos móveis, sendo um passo importante para aproximar cada vez mais a Igreja Católica enquanto instituição dos fiéis e da comunidade em geral.
Desde o dia 1º de janeiro até esta quinta-feira, 28 de dezembro, foram 625 conteúdos noticiosos e artigos disponibilizados na página, além de diversos subsídios formativos em PDF. O portal também hospeda os programas de rádio da Diocese e mais de uma centena de vídeos, vinculados ao canal do YouTube.
O canal da Diocese de Caxias do Sul no YouTube conta com 3,6 mil inscritos. Ao longo de 2023, foram registradas 56 mil visualizações e 5,7 mil horas de exibição. Já a página do Facebook tem atualmente 21,5 mil seguidores e alcançou organicamente, de janeiro a dezembro deste ano, 398 mil pessoas. No Instagram, 4,3 mil seguem o perfil da Diocese, com um alcance de 43,9 mil contas.
Em 2023, a Diocese de Caxias do Sul deu um belo e importante passo para a articulação da comunicação eclesial: a formação da nova equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom). Atualmente, o grupo do qual fazem parte representantes das Regiões de Pastoral, da Pastoral Vocacional, do Setor Juventude, da Rádio Miriam Caravaggio e do Santuário de Caravaggio se reúnem mensalmente de forma virtual para planejar a caminhada das ações de comunicação da Diocese.
Divididos em subgrupos, a partir dos eixos que orienta o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, os participantes pensaram o calendário da Pascom para 2024. A espiritualidade, a formação e a visita da equipe e reunião com os comunicadores de cada Região de Pastoral serão os pontos centrais do trabalho.
No mês de março, no dia 02, está previsto um retiro de espiritualidade para o comunicadores. Nos encontros realizados nas Regiões, ao longo do segundo semestre de 2024, serão realizados momentos de espiritualidade aliados às atividades formativas. Além disso, no mês de abril, irá acontecer uma noite virtual de formação a partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, cuja temática será a relação da Igreja e da comunicação com a inteligência artificial. Para o mês de junho está programada a realização de um curso virtual de comunicação interna.
No contexto da articulação, cada equipe da Pascom das Regiões de Pastoral irá organizar a visita aos veículos de imprensa das diversas cidades, para levar a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ao tratar da produção, a Pastoral da Comunicação está organizando a atualização do Guia Pastoral diocesano e a série documental dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul.
A Pascom da Diocese de Caxias do Sul também, em comunhão com a Pascom do Regional Sul 3 e a Pascom Brasil, irá participar das diversas programações previstas nos diferentes âmbitos da vida eclesial. A Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul quer ser auxílio para que as paróquias possam aprimorar sua comunicação, sempre a partir da realidade local.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor