Em 2023, a área da educação recebeu especial atenção do governo do Estado. Foram realizadas diversas ações para qualificar a infraestrutura da rede de ensino, melhorar os índices de aprendizagem e ampliar a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral. Programas como o Lição de Casa, Agiliza e Estudos de Aprendizagem Contínua proporcionaram, ao longo do ano, diversos avanços na rede estadual de ensino.
Desde o lançamento do programa Lição de Casa, em junho deste ano, o governo já empregou R$ 62 milhões na melhoria do ambiente escolar, com 132 obras entregues e 62 em execução. Anunciado em junho de 2023, o programa permitiu um novo sistema de trabalho envolvendo a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria de Obras Públicas (SOP). Atuando de maneira integrada, as pastas conseguiram aumentar o volume de entregas, destravando demandas históricas por todo o Estado.
Por meio do programa Agiliza Educação, o governo do Estado liberou R$ 258 milhões para pequenas reformas nas escolas estaduais. O programa confere autonomia às equipes diretivas das instituições de ensino, tornando os processos mais ágeis e possibilitando melhorias em diversos espaços, como salas de aula, cozinhas, refeitórios, banheiros e quadras de esportes, além de consertos na rede elétrica ou hidráulica, em telhados, muros, portas e janelas, entre outros.
Também foram investidos, em 2023, R$ 6,6 milhões em móveis e equipamentos para 17 escolas de tempo integral. Por meio do Programa Federal de Fomento à Implementação de Escolas de Tempo Integral, foi garantida a melhoria do conforto ambiental das salas de aula, com materiais e recursos para aulas práticas e para a permanência dos alunos por mais tempo na escola.
Além disso, o Programa de Estudos de Aprendizagem Contínua beneficiou mais de 300 mil estudantes em 2023. A iniciativa visa garantir a aprendizagem dos estudantes durante o período letivo, identificando as dificuldades de cada estudante e prestando apoio para aumentar os índices de aprovação escolar no Estado. Os estudos permitem a recuperação de conteúdos, com foco em estratégias específicas para aqueles que apresentaram resultados insatisfatórios, buscando promover a equidade na educação.
Texto e edição: Secom
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