Ação visa engajar a comunidade escolar de diferentes épocas
A EMEF Princesa Isabel é referência na história de educação de Bento Gonçalves. Inaugurado em 1939, o educandário foi o primeiro a ser designado municipal e, em 2024, vai fazer 86 anos. E pensando nesta trajetória, a diretora Jacqueline Mercedes Siviero Karkaba e as professoras Gilvana Giordani e Josiane Prestes de Sousa Bressanelli já iniciaram um movimento de resgate histórico.
A EMEF Princesa isabel possui um arquivo com diversos materiais como fotografias, plantas, boletins, jornais, entre outros, que estão auxiliando na construção das ações que serão realizadas a partir de fevereiro de 2024. Nesta tessitura de informações, a equipe está precisando do auxílio da comunidade para identificar as pessoas e os eventos registrados.
“Temos um arquivo muito grande e estamos começando um processo de identificação dos materiais. Muitos deles estão sem identificação, mas com o auxílio de quem trabalhou, ou foi estudante, enfim, que frequentou a EMEF Princesa Isabel possa nos ajudar a (re)contar essa jornada de histórias”, ressalta a diretora.
A partir do material, vão ser realizadas ações como no dia 13 de maio de 2024, que vai ser inaugurada a Galeria de Ex-Diretoras e a Galeria de Nonos Anos, que marca a passagem dos alunos para o Ensino Médio. Em diálogo com o projeto da Secretaria de Educação, “Rumo à sustentabilidade: por espaços e tempos mais criativos e inclusivos”, uma das características do projeto norteador será a identidade da escola junto à comunidade. Assim, esse movimento histórico traz uma estreita ligação com o bairro Vila Nova e o Distrito Industrial: a escola passou por transformações conforme a demanda crescente da comunidade.
“As galerias e a exposição permanente vão mostrar que a escola é um ambiente vivo, em constante mudança. A escola foi e é um ponto de referência para o bairro, pois as pessoas buscam informações sobre diversos assuntos. Ela faz parte da vida do bairro e das várias gerações de alunos que estudaram e estudam aqui, além de acolher os filhos de profissionais que trabalham no Distrito Industrial”.
Para auxiliar na construção histórica, a equipe pede o auxílio de ex-professores, ex-alunos, ex-diretoras, para identificação das fotografias e também para enviar relatos sobre a EMEF Princesa Isabel por meio das redes sociais Facebook e Instagram ou pelo contatos (54) 3451.2123/(54)98405.1663 ou pelo e-mail emefprincesaisabel@bentogoncalves.rs.gov.br, a partir de 1º de fevereiro de 2024.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor