Coletiva de imprensa apresenta programação da 124ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio

Padre Ricardo destacou o caminho sinodal em toda a Igreja Católica, em sintonia com o Papa Francisco, especialmente na Diocese, ao longo desses 90 anos de história

Na manhã desta terça-feira, dia 19, nas dependências da Rádio Miriam, o reitor do Santuário Diocesano, Padre Ricardo Fontana, revelou a programação da 124ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio. O evento, celebrado no Santuário em Farroupilha, tradicionalmente ocorre no dia 2 de fevereiro e homenageia os agricultores, destacando a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio e recordando o milagre da chuva ocorrido há 124 anos. Este ano, a festividade também comemora os 90 anos da Diocese de Caxias do Sul sob o lema “90 anos em comunhão, participação e missão”.
 Padre Ricardo destacou o caminho sinodal em toda a Igreja Católica, em sintonia com o Papa Francisco, especialmente na Diocese, ao longo desses 90 anos de história. Ele ressaltou: “Recordamos o grande feito de Nossa Senhora para o nosso povo, especialmente nossos agricultores, que, enfrentando a longa estiagem de 1899, receberam a grande graça da chuva. Em 1900, iniciou-se a 1ª Romaria para lembrar os seis meses de seca e expressar agradecimento no dia 02 de fevereiro daquele ano pelo milagre da chuva. Hoje, também estamos reunidos pedindo bom tempo.”
“Como Diocese de Caxias do Sul, celebramos

 desde o dia 8 de setembro até 8 de setembro de 2024, os 90 anos de criação da diocese. Nossa padroeira e rainha é Nossa Senhora de Caravaggio.
Optamos pelo lema da Romaria Votiva deste ano, ’90 anos da Diocese de Caxias do Sul: em comunhão, participação e missão’. No cartaz da festa, temos os Bispos como sinal de comunhão com a Igreja de Cristo, que vive o Sínodo dos Bispos com o Papa Francisco, no qual nos unimos em ação e reflexão.”
“Sínodalidade significa que estamos caminhando juntos. Não buscamos soluções mágicas; esta festa é construída por muitas mãos, muitas cabeças. Queremos construir com Maria o nosso caminho, unindo-nos em torno de Cristo e dos princípios e valores resgatados aqui. Nossa história já nos mostrou o que podemos fazer juntos em comunhão, também com o sucessor de Pedro e nossos bispos. Quando as pessoas vêm à casa mãe, nunca saem de mãos vazias”, concluiu Padre Ricardo.
Criada em 08 de setembro de 1934, a Diocese de Caxias do Sul celebra seu jubileu de 90 anos. A Bula Quae Spirituali Christifidelium, do Papa Pio XI, desmembrou o território da Arquidiocese de Porto Alegre, dando-lhe o nome de “Diocese de Caxias”. Em 10 de novembro de 1966, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se Diocese de Caxias do Sul, tendo Nossa Senhora de Caravaggio como padroeira, o que enlaça este jubileu com a história do próprio santuário.
A novena terá início no próximo dia 24 e seguirá até o dia 1º, com missas nas comunidades, sempre às 20h. As celebrações abrangerão Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. O dia da festa incluirá missas, recitação do terço e a aguardada bênção das máquinas agrícolas.

Novena nas Comunidades às 20h:
• 24/01/2024 – Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Pinto Bandeira)
• 25/01/2024 – Matriz São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
• 26/01/2024 – Matriz Santa Cruz de Nova Milano (Farroupilha)
• 27/01/2024 – Matriz São Marcos (Farroupilha)
• 28/01/2024 – Matriz Santo Antônio de Forqueta (Caxias do Sul)
• 29/01/2024 – Capela São Vicente do Bairro Vicentina (Farroupilha)
• 30/01/2024 – Capela Santa Juliana de Mato Perso (Flores da Cunha)
• 31/01/2024 – Capela São João Batista do Bairro Primeiro de Maio (Farroupilha)
• 01/02/2024 – Matriz Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)
Dia Festivo no Santuário – 02 de Fevereiro (Sexta-feira):
• 8h – Missa
• 10h – Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas
• 12h – Almoço Festivo
• 15h – Missa
• 17h – Missa
• 18h – Recitação do Terço
História da Romaria Votiva:
No final do século XIX, uma grande estiagem assolou Farroupilha e região. Após seis meses sem chuva, em 2 de fevereiro de 1899, uma procissão foi realizada para implorar a graça da chuva. Agricultores das comunidades vizinhas dirigiram-se a Caravaggio em uma caminhada de oração e penitência, suplicando a intercessão de Nossa Senhora.
No mesmo dia, uma chuva torrencial marcou profundamente a região, sendo recebida como uma graça extraordinária. Desde então, todos os anos, em fevereiro, é realizada a festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva, denominada Romaria Votiva.
Fonte e fotos: SANTUÁRIO DE N. SRA. DE CARAVAGGIO
error: Conteúdo Protegido